A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros conclui na sexta-feira, 12/4, o oitavo Encontro Formativo da terceira onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede, envolvendo profissionais de 17 municípios das microrregiões de Saúde de Montes Claros, Janaúba/Monte Azul e Francisco Sá. Nesta nova etapa, iniciada na quinta-feira, 11/4, o foco das discussões envolvendo profissionais que atuam em serviços de atenção primária está centrado na adoção de instrumentos para a definição das programações locais de trabalho, visando o atendimento de demandas da população. 

Os profissionais dos serviços de atenção especializada em saúde estão aprofundando as discussões sobre o aprimoramento do cuidado à saúde de gestantes com morbidades mais prevalentes, bem como a gestão de caso para o cuidado às pacientes com gestação de alto risco, tanto no pré-natal como no período do puerpério. 

Na abertura do oitavo encontro formativo a referência técnica em Vigilância do Óbito da SRS Montes Claros, Hildeth Maisa Torres Farias, destacou a importância da integração dos serviços de atenção primária, especializada, e de urgência emergência no acompanhamento das gestantes, visando reduzir as possibilidades de ocorrência de óbitos durante a gestação e no pós-parto.

“No biênio 2020/2022 foram notificados 34 óbitos de gestantes e puérperas na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros”, disse Hildeth. Segundo a referência, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 61% dos óbitos aconteceram durante o período do puerpério (42 dias após o parto), tendo como três principais causas a ocorrência de hemorragias; síndromes hipertensivas (infarto e cardiopatias) e a covid-19. “Uma troca de informações efetiva entre os serviços de atenção primária, especializada e de urgência emergência pode contribuir para um melhor acompanhamento das gestantes, tanto durante o pré-natal e, principalmente no período do puerpério”, observou.

Na mesma linha de raciocínio, a referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Denise Maria Silveira, observou que “com base no fato de que nos últimos dois anos 61% de óbitos maternos aconteceram durante o período do puerpério, é fundamental que os serviços de atenção primária dos municípios intensifiquem o acompanhamento das gestantes não apenas durante pré-natal mas, também, no pós-parto, envolvendo os agentes comunitários de saúde e as equipes médicas”. 

A também referência técnica de Atenção à Saúde da SRS, Marta Raquel Mendes Vieira, reforçou que os profissionais dos serviços de atenção primária precisam alertar as gestantes, já durante o pré-natal, sobre a importância dos cuidados com a saúde durante o puerpério, visto que mais de 60% dos óbitos estão acontecendo nesta fase. 

Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Comitês

Maisa Farias lembrou da importância do trabalho implementado pelos comitês municipais de prevenção à mortalidade materna, que são responsáveis pela interpretação dos casos ocorridos além de ofertar recomendações aos serviços de atenção primária, especializada e de urgência e emergência, visando a melhoria da assistência prestada às gestantes durante o pré-natal e no pós-parto. “O trabalho dos comitês, envolvendo equipes multiprofissionais de saúde, possibilitam aos municípios repensar as práticas da assistência à saúde da população”, disse. Para a referência, os municípios que não mantêm ativos os comitês de prevenção à mortalidade materna perdem a oportunidade de obter consideráveis melhorias nos serviços de saúde, evitando, com isso, a perda de vida. 

 

O Projeto

O Projeto Saúde em Rede, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), foi iniciado em 2019, no Vale do Jequitinhonha, e tem o objetivo de formar tutores que estão atuando junto com os municípios na estruturação das redes de atenção à saúde. A proposta é transformar o atual modelo hierárquico, que tem os hospitais como centros dos atendimentos, para dar lugar à gestão integrativa da saúde. Nesse novo modelo, os serviços de atenção primária passarão a ser os ordenadores dos cuidados em saúde, com atuação conjunta com as unidades de atenção especializada.

Em Montes Claros a oitava oficina do Projeto Saúde em Rede está sendo realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), com a participação das referências técnicas da SES-MG, Marta Raquel Mendes Vieira, Ana Luíza Pauferro, Denise Silveira, Ludmila Ferraz, Rosane Versiani de Aguilar, além da apoiadora da ESP, Alice Werneck Massote. Em Janaúba as oficinas estão sendo conduzidas pelas referências técnicas da SES-MG, Eusane Ferreira Fonseca, Patrícia Lima Magalhães, Graciele Helena Fernandes Silva e Sarah Beatriz Silva, da ESP.

Por Pedro Ricardo