Com a finalidade de custear ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população com deficiência física, intelectual ou tratamento de ostomia, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Taiobeiras terá um suporte financeiro anual de, aproximadamente, R$ 2,2 milhões, a serem repassados em parcelas mensais pelo Ministério da Saúde. O valor está sendo incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade do município, por meio da Portaria 3.291, publicada dia 11 de março pelo Ministério da Saúde, oportunidade em que foi formalizada a habilitação do CER tipo II.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira explica que os recursos serão repassados ao município por meio do Fundo Nacional de Saúde. Os valores serão oriundos do Grupo de Atenção Especializada do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. 

20.03.2024 - Montes Claros - Apae de Taiobeiras

“A habilitação do CER de Taiobeiras constitui uma importante conquista para a microrregião de Saúde, pois até então a manutenção dos serviços só recebia incentivo financeiro estadual. Com a obtenção do cofinanciamento do Governo Federal o Centro de Reabilitação terá condições de ampliar e qualificar os atendimentos às demandas da população”, observa João Alves.

O CER de Taiobeiras, que funciona na sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), é um ponto de atenção ambulatorial de referência que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Além de Taiobeiras, o Centro de Referência atende pacientes de dez municípios da microrregião na reabilitação intelectual e 16 municípios da microrregião de Saúde de Salinas na reabilitação física/ostomia. 

Por Pedro Ricardo / Foto: Alfredo Prates Neto