Nos dias 12 e 13 de março de 2024, na sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, ocorreu uma reunião para qualificação em Manejo Clínico em Arboviroses. A iniciativa contou com a condução do médico infectologista Dr. Rafael Vieira e foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu.

O evento reuniu profissionais médicos e enfermeiros atuantes na atenção primária e na rede hospitalar pública e privada, além de coordenadores de áreas estratégicas como Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde dos municípios da região. O objetivo central da reunião foi capacitar os profissionais de saúde para enfrentar as arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti, abordando temas como o conhecimento das doenças, diagnóstico, classificação de risco, tratamento, monitoramento e acompanhamento, notificação, vigilância, aspectos laboratoriais e o atual cenário epidemiológico.

13.03.2024 - Unaí - oficina capacitação 2

Amanda Mares Santos e Silva, coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Unaí, destaca a importância de abordar não apenas a qualificação profissional, mas também aspectos relacionados à gestão e organização municipal para enfrentar as arboviroses, especialmente sob a perspectiva do Plano de Contingência. Isso implica em uma série de ações direcionadas para organizar a assistência, a gestão e a vigilância, com o objetivo final de reduzir os óbitos.

Fatores como urbanização desordenada, crescimento populacional acelerado, infraestrutura de saneamento deficiente e condições climáticas favoráveis têm contribuído para a disseminação do vetor, refletindo diretamente na propagação dos arbovírus. Nesse contexto, o Brasil tem enfrentado um aumento expressivo nos casos de dengue, chikungunya e zika.

13.03.2024 - Unaí - oficina capacitação 3

Ana Paula Cabral Ferreira Oliveira, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) enfatiza que capacitar os profissionais de saúde é tão crucial quanto preparar as unidades de atendimento. “Um profissional bem informado e atualizado sobre a doença e seu manejo clínico está mais apto a fornecer um tratamento eficaz e preciso ao paciente”. Para Ana Paula Oliveira, reconhecer a importância da educação continuada e da atualização constante sobre os avanços no campo da dengue é fundamental para aprimorar os cuidados prestados à população.

As ações de Qualificação em arboviroses: manejo clínico é uma oportunidade para atualizar os profissionais a respeito das orientações técnicas com o objetivo de organizar a rede, os fluxos na porta de entrada nos serviços de urgência e emergência, de forma que se faça a triagem de todos os pacientes nessas unidades, e que haja priorização no atendimento dos casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika, explica a Superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros