Nesta terça-feira (10/12), a Regional de Saúde de Diamantina marcou presença na X Semana de Direitos Humanos. O evento foi promovido pela Diretoria Regional de Desenvolvimento Social de Diamantina, no anfiteatro do Campus l da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o tema: “Rede de Proteção e Cuidado à Criança e Adolescente: construindo caminhos”.

O encontro direcionou o debate para questões ligadas ao sistema de garantia de direitos, proteção social especial, políticas públicas transversais, trabalho infantil e o acolhimento institucional. O público presente, composto por agentes públicos, conselheiros tutelares, profissionais da área e estudantes da região, participou de rodas de conversa, do lanche solidário e de oficinas.

Créditos: Rosiane Vial

O diretor regional da secretaria de estado de desenvolvimento social (SEDESE/Diamantina), Juliano Pedro da Silva, explicou que a SEDESE, através da Subsecretaria de Direitos Humanos, está realizando em todo estado, na capital e interior, a X Semana de direitos Humanos. “O evento de hoje faz parte do circuito de interiorização, que envolve várias regionais do estado. Nosso foco principal foi debater de forma ampla, com os diversos atores sociais e instituições, como ampliar a garantia desses direitos ao cidadão, especialmente com relação à rede de proteção e cuidado à criança e ao adolescente, que impacta diretamente na família. Foi um momento rico de troca de experiência e que gerou diversas propostas para implementarmos em 2020”, explicou Juliano.

Carlos Tobias, que compôs a mesa e representou a Regional de Saúde de Diamantina no evento, falou sobre a atuação da regional no território, além da importância do diálogo entre as instituições. “Ficamos muito satisfeitos em participar do evento, uma vez que a Regional de Saúde de Diamantina acompanha e assessora 33 municípios em várias políticas e programas voltados para a promoção da saúde, e, grande parte deles, são direcionados para crianças e adolescentes. Devemos trabalhar de forma Intersetorial para alcançarmos os resultados de forma mais efetiva, e o evento de hoje foi uma oportunidade ímpar de dialogar com os diversos atores”, destacou Carlos.

Também estivem presentes no evento as servidoras Fabiana Rossi Hamacek Aguilar e Rosiane D' Assumpção Vial, do Núcleo de Gestão Regional e Edna Moreira Reis, do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde.

Por Ricardo Maciel