A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, realizaram nesta quarta-feira, 07/08, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins em Ipatinga, o 1º Seminário de Regulação em Saúde da Região Ampliada do Vale do Aço. O evento contou com a participação de Gestores Municipais de Saúde, Diretores de Departamentos de Saúde, de Regulação e de Serviços Municipais de Saúde, Prestadores de Serviços em Saúde e Conselheiros Municipais de Saúde. Na oportunidade, foram apresentados os protocolos clínicos de alta complexidade da Rede de Assistência da Região Ampliada de Saúde.

20190807 101808

Segundo o superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira Duque Júnior, o objetivo do seminário foi discutir o fortalecimento das ações de regulação, controle e avaliação nos municípios da região, bem como capacitar os profissionais para darem suporte aos municípios em suas ações de saúde aprimorando a qualificação na regulação da região.

“O serviço de regulação é fundamental desde que todos os níveis de atenção (básica, secundária e terciária) funcionem de forma hierárquica. Portanto, não basta ter um hospital preparado para atender alta complexidade se todos os municípios não investirem na Atenção Básica. Assim, poderemos colocar o paciente de forma correta, na porta certa, dentro do tempo de resposta adequada para salvar uma vida ou evitar uma complicação do caso”, destacou Ernany.

Já o subsecretário de regulação em saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nicodemus de Arimathea e Silva, afirmou ser fundamental que profissionais e gestores conheçam os processos da regulação, pois eles facilitam o acesso da população ao atendimento. O subsecretário explicou, também, o funcionamento da rede de regulação no Estado, apontou as dificuldades e também os avanços que os casos urgentes tem alcançado em várias regiões do Estado.

“Conhecer os caminhos da regulação facilita o acesso, agiliza a chegada do usuário ao serviço que ele precisa. Este seminário de Regulação promove discussões em torno do SUS e das políticas de saúde. Faz com que os gestores e os prestadores de serviço se informem e que saiamos daqui com mais vontade de fazer uma regulação que funcione e que tenha eficiência”, finalizou.

De acordo com a organização do seminário, composta por servidores do Departamento de Regulação do Município de Ipatinga e do Núcleo de Regulação da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o seminário também teve como objetivo melhorar o fluxo de encaminhamentos de pacientes na Região Ampliada em Saúde do Vale do Aço, nas linhas de cuidado em Cardiologia, Cirurgia Vascular, Neurologia, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva.

A Região Ampliada de Saúde do Vale do Aço é composta pelas microrregiões de Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano/Timóteo e contempla os seguintes municípios do Território de Desenvolvimento do Vale do Aço : Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Bom Jesus do Galho; Braúnas; Bugre; Caratinga; Coronel Fabriciano; Córrego Novo; Dionísio; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Ipatinga; Jaguaraçú; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Piedade de Caratinga; Pingo-d’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; Santana do Paraíso; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Timóteo; Ubaporanga; Vargem Alegre; Vermelho Novo.

Clique aqui e confira a programação completa do seminário.

Por Flávio A. R. Samuel