A Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVIGE), promoveu nesta terça (22/05) e quarta-feira (23/05), em seu auditório central, Reunião Técnica sobre o Plano Regional de Controle da Tuberculose.

Crédito: Frederico Bussinger

O evento contou com a participação de médicos e enfermeiros referências para o tratamento da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde e de coordenadores da área de epidemiologia de 51 municípios da região leste.

Na abertura da capacitação, a coordenadora do NUVIGE da regional, Nádia Pinheiro Ali, ressaltou a importância do treinamento para alinhamento de informações.

“A tuberculose é um grave problema de Saúde Pública Mundial e milhares de pessoas ainda adoecem e morrem devido à doença e suas complicações em todo o país, tornando imprescindível a abordagem de novas estratégias para enfrentamento da doença”, explica Nádia Pinheiro Ali.

Já o coordenador do evento e referência técnica da NUVIGE da Regional de Saúde de Governador Valadares, Charles Aguiar, informou que o objetivo da reunião “foi capacitar os profissionais de saúde envolvidos no atendimento de pacientes acometidos por este agravo, atualizando o manejo clínico dos casos de tuberculose, e construir o Plano Regional de Controle da Tuberculose”, disse.

Charles acrescentou ainda que “foram definidos cenários a serem trabalhados nos próximos meses, em nível da Regional de Saúde, os quais tivessem relação com as metas de redução da incidência e mortalidade da doença, contemplando as diferenças locais na adoção de estratégias para o enfrentamento da Tuberculose”, ressaltou.

A capacitação também contou com a participação da médica referência técnica da Tuberculose do município de Governador Valadares, Katiuscia Cardoso Rodrigues, que abordou conceitos gerais sobre etiopatogenia, tratamento e diagnóstico da tuberculose, trazendo a sua experiência clínica para os demais colegas, além de enfatizar a relevância do Centro de Referência, Doenças Endêmicas e Programas Especiais da Prefeitura Municipal de Governador Valadares (CREDEN-PES), enquanto referência secundária para o atendimento de pacientes acometidos por este agravo.

“Enfoquei aspectos gerais da tuberculose, principalmente os mais ligados à rotina de vigilância do serviço, porque às vezes temos algumas lacunas: conhecemos alguma coisa da doença mas não sabemos na prática como vai ser aplicado isso no manejo do paciente. O trabalho dos profissionais é complexo e não consiste em  só descobrir que o paciente está com a doença e fazer com o que o mesmo conclua o tratamento, mas envolver a família e investigar novos casos na comunidade”, explicou.

Ainda como parte do esforço regional para redução do coeficiente de incidência e mortalidade, a técnica da NUVIGE da regional de saúde de Governador Valadares, Maria das Graças e Silva, apresentou o Plano Regional de Controle da Tuberculose. “Este documento apresenta informações sobre a situação da tuberculose em Minas Gerais e nos municípios da Regional de Saúde, além de propor estratégias que possam, a partir de mudanças nos cenários locais, alterar o contexto estadual e por sua vez o nacional”, ponderou Graça.

A Doença e as Notificações

tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Essa doença apresenta 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos no mundo.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), no ano de 2017 foram notificados  84.735 casos confirmados  no Brasil, ao passo que no Estado de Minas Gerais foram registrados 3.971 casos confirmados e notificados para a Tuberculose.

Na área de jurisdição da Regional de Saúde de Governador Valadares, Charles Aguiar, da NUVIGE da Regional, destacou que, no ano 2017, foram notificados 168 casos de tuberculose, correspondendo a uma Taxa de Incidência Anual de 25,04 / 100.000 Habitantes, considerando a população dos 51 municípios da área de sua abrangência.

Por Frederico Bussinger