A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, nesta terça (22/05), quarta (23/05) e quinta-feira (25/05), em Belo Horizonte, workshop sobre o Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise (CPHD), um composto utilizado no procedimento em que uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

O evento, voltado para técnicos da Vigilância Sanitária, tem como objetivo garantir que esses profissionais estejam aptos a fiscalizar os serviços produtores de CPHD, assegurando que os mesmos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos pelas legislações vigentes. Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Rilke Novato, este workshop atende ao propósito maior defendido desde sempre pela Superintendência, que é o da qualificação. “Quanto mais qualificados, mais condições teremos de fazer com que as ações de vigilância sanitária sejam cumpridas”, destacou Rilke Novato.

Já o diretor de Vigilância em Serviços de Saúde, Anderson Macêdo Ramos, pontuou que essa é a primeira capacitação sobre CPHD realizada pela SES e também ressaltou a relevância do evento para o aprimoramento dos serviços prestados.

Ao longo dos três dias do workshop, 34 fiscais sanitários, incluindo fiscais da Bahia e do Mato Grasso do Sul, participarão do evento.

CPHD

O concentrado polieletrolítico para hemodiálise é uma solução aquosa e concentrada de eletrólitos, empregada na terapia da diálise renal após a diluição e com a utilização de equipamentos específicos.

 

Por Fernanda Rosa