Prosseguindo até 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já imunizou 206 mil 343 pessoas residentes em 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. Do total de municípios, 53 integram a Regional de Saúde de Montes Claros, 23 estão sob a jurisdição da Regional de Saúde de Januária e cinco localidades pertencem à Regional de Pirapora.

Crédito: Pedro Ricardo

Iniciada dia 23 de abril, o objetivo da Campanha é imunizar 90% do público alvo. Nesse contexto, até esta segunda-feira (21/05), de acordo com dados lançados pelas secretarias de saúde no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), 28 municípios já atingiram mais de 70% do total de pessoas a serem vacinadas: Capitão Enéas, Olhos D´Água, Engenheiro Navarro, Fruta de Leite, Gameleiras, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Josenópolis, Mamonas, Ninheira, São João da Lagoa, São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Buritizeiro, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Bonito de Minas, Campo Azul, Cônego Marinho, Japonvar, Lontra, Montalvânia, Pintópolis, Ubaí, Várzea da Palma e Varzelândia.

Ainda de acordo com os dados lançados pelas secretárias de saúde no SIPNI, outros 24 municípios já estão com percentual de cobertura vacinal acima de 60%.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem como público alvo 354 mil 839 pessoas residentes no Norte de Minas. Compõem o público prioritário da vacinação, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul: (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, reforça a importância das secretarias de saúde atualizarem os dados no SIPNI de maneira frequente, visando possibilitar ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde (MS) o acompanhamento da cobertura vacinal.

Em caso de necessidade, o trabalho executado pelos municípios contribuirá para agilizar a tomada de decisões de forma compartilhada entre as secretarias de saúde, Governo do Estado e o Ministério da Saúde.

Por Pedro Ricardo