Os avanços no campo da saúde pública em Minas Gerais têm sido significativos, evidenciando um compromisso não apenas com o tratamento de doenças, mas também com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população. Nesse contexto, um dos exemplos, é o curso "Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong", promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Sabará).

Crédito: Vivian Campos

A formação, que começou em fevereiro de 2023, tem como objetivo contribuir com o fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos Polos da Academia da Saúde nos municípios mineiros e também formar profissionais de saúde para atuarem como instrutores nesses locais. O curso, atualmente, está com a quinta turma em andamento, completando o módulo 3.

Já foram capacitados, até o momento, 85 profissionais da área da saúde, que agora podem aplicar e compartilhar seus conhecimentos nos serviços de saúde de Minas Gerais. Além das aulas presenciais, a formação inclui também seis horas de ensino remoto, que acontecem após o terceiro módulo e são distribuídas em três encontros, visando um acompanhamento mais abrangente e contínuo.

A coordenadora do curso pela ESP-MG, Fernanda Maciel, explica que esta ação fortalece duas importantes políticas de cuidado presentes na Atenção Primária à Saúde no SUS: a prática de atividades físicas nos polos de academia da saúde e a prática integrativa e complementar em saúde. "A Escola de Saúde Pública e as instituições parceiras colaboram com esse curso para que práticas promotoras da saúde sejam inseridas em diversos municípios do estado, já que é uma formação que alcança muitas regiões", ressalta Fernanda.

A coordenadora afirma ainda, que a iniciativa não só diversifica as opções terapêuticas disponíveis, mas também promove uma abordagem mais holística e humanizada no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Existem muitas evidências científicas que vêm demonstrando que práticas corporais chinesas, como o Tai Chi Chuan, promovem muitos benefícios na qualidade de vida, atuando de forma complementar em tratamentos para hipertensão, diabetes, transtornos mentais, prevenção de queda em idosos etc. Além disso, com esse curso, contribuímos para que práticas promotoras da saúde sejam inseridas em diversos municípios do estado, já que é uma formação que alcança variadas regiões”, complementa.

Prática Profissional e Cuidado ao Paciente

Os resultados obtidos até o momento estão sendo importantes  tanto para a formação, quanto para a inserção dessas práticas nos serviços de saúde do estado. A ex-aluna Aline Francielle de Magalhães, enfermeira de Patos de Minas, destacou a relevância do curso e enfatizou o quanto foi valiosa a experiência, que ampliou seu conhecimento profissional ao aprender mais sobre mobilidade e poder oferecê-la aos seus pacientes. Conforme Aline, "o curso me proporcionou maior conhecimento técnico e prático sobre o Tai Chi Chuan, possibilitando-me explicar melhor os benefícios dessa prática", comenta.

De acordo com Aline Magalhães,  suas experiências no serviço de saúde têm demonstrado uma série de benefícios para seus pacientes, incluindo "a significativa melhora de sintomas ansiosos e depressivos, concentração aprimorada e coordenação motora melhorada". Além disso, ela ressalta a necessidade do equilíbrio entre saúde física e mental, o fortalecimento do sistema imunológico e a busca pela cura natural, por meio da Medicina Tradicional Chinesa, que não apenas trata enfermidades, mas também auxilia a prevenir doenças.

O projeto prevê a realização de 12 turmas até 2025. Ao longo do ano de 2023, foram realizadas quatro turmas, contemplando os municípios das macrorregiões de saúde Centro, Jequitinhonha, Vale do Aço, Noroeste e Nordeste. Em 2024 serão oferecidas quatro turmas do curso ao longo do ano, sendo que uma já está em andamento.

Agora em abril, acontece o Módulo 03 da Turma 05, que ocorreu na ESP-MG, entre os dias 23/04 a 25/04, de terça à quinta-feira, das 8h às 17h. Além disso, nos dias 23/04 e 25/04, terça e quinta-feira, também na ESP-MG, foram realizadas atividades relacionadas à produção de dados para a pesquisa "Tai Chi Chuan e Qi Gong: experimentações corporais em um processo formativo e práticas nos polos das Academias da Saúde".

Segundo a coordenadora do projeto na ESP-MG, Fernanda Maciel, existem alguns desafios a serem enfrentados, como a liberação dos profissionais pelos gestores municipais e o custeio das despesas dos alunos, com alimentação e hospedagem. O contexto das eleições municipais também pode influenciar a participação dos profissionais, sendo necessário um trabalho conjunto entre as instituições parceiras para superar esses obstáculos e garantir o sucesso do programa.

Tai Chi Chuan

O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como: Tai Chi = Movimento do Universo e Chuan = Punhos/Luta, a Luta do Movimento do Universo, arte marcial chinesa cujos movimentos circulares e a respiração profunda e lenta proporcionam equilíbrio mental e físico. O Tai Chi Chuan é uma prática corporal coletiva de origem oriental que consiste em posturas de equilíbrio corporal e na realização de movimentos lentos e contínuos que trabalham, simultaneamente, os aspectos físico e energético do corpo. As práticas corporais da Medicina tradicional Chinesa, como o Tai Chi Chuan, estão associadas na prevenção dos principais fatores de risco para doenças crônicas com redução no peso corporal, diminuição da pressão arterial, triglicerídeos e colesterol total de seus praticantes.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/pics

Por Ascom/ESP-MG