Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, neste sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais. A ação foi realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde de (GRS) São João del-Rei e 18 secretarias municipais de saúde da área de atuação da regional.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Nos 18 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de São João del-Rei que aderiram ao Dia D do Vacina Mais Minas, foram aplicadas 4.756 doses de imunizantes, de acordo com o levantamento realizado junto aos municípios pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS São João del-Rei. Além das vacinas contra Influenza, foram também administradas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, aproveitando o momento para atualização do cartão de vacinação.

A diretora da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, acompanhou de perto a mobilização do Dia D, da estratégia de imunização Vacina Mais Minas, na qual os municípios da microrregião de Saúde de São João del-Rei aplicaram mais de 4 mil doses de imunizantes, resultado do esforço das equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei e das secretarias municipais de saúde, que conseguiram o engajamento da população do território. “Fico emocionada com o envolvimento de todos nesta iniciativa em favor da vida”, destaca a diretora.

Para potencializar o alcance do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São João del-Rei estendeu o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a imunização da população, facilitando o acesso da população às salas de vacinação em horário e locais mais convenientes ao público-alvo da campanha. A iniciativa foi destacada por Karina Cardoso, representante da SMS São João del-Rei, que entende o cuidado com a imunização como ato de responsabilidade coletiva e de proteção da população mais vulnerável da comunidade. “Cada dose de vacina administrada representa um passo na luta contra doenças evitáveis e também na luta pela construção de um ambiente mais saudável para todos”, destacou.

Por Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei