Entre os dias 8 e 12/4 a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação da região, promoveu o movimento Vacina Mais Minas. A iniciativa buscou atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes e professores nas escolas, facilitando o acesso à imunização e conscientizando a população sobre sua importância.

A campanha faz parte da estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que não estejam com o calendário vacinal em dia, além dos professores, público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza.

Ao todo, 26 cidades da região aderiram à mobilização Vacina Mais Minas. Equipes das secretarias municipais de Saúde estiveram presentes em mais de 37 escolas para oferecer vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, assim como as de campanhas específicas, com imunizantes contra a covid-19 e a influenza (gripe).

Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explica que a vacinação nas escolas é uma forma de oportunizar a atualização dos cartões de vacinação. “É uma oportunidade de atualizar o cartão de vacina da população, aumentar a cobertura vacinal e consequentemente prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Por Willian Pacheco