Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas, um movimento que ocorre em todo o estado de Minas Gerais com vacinação nas escolas entre os dias 8 e 12/4 e com o Dia D de imunização em 13/4. Com ações de vacinação extramuros e mobilização em escolas municipais, estaduais e particulares, na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, todos os 18 municípios estão desenvolvendo estratégias de mobilização social nesta semana e seguem até o fim de abril.

Durante a ação Vacina Mais Minas, todas as vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS, tanto as de rotina (disponíveis o ano todo) como as de campanha (oferecidas em períodos específicos de acordo com as sazonalidades de cada doença) serão oferecidas a toda população. “Nesta semana, entregamos vacinas da rotina e da campanha da influenza aos municípios para intensificar as ações na regão”, destacou a referência técnica em Imunização da SRS Uberlândia, Leila de Paula Caixeta.

Mobilização para vacinação nas escolas no município de Tupaciguara

Por conta do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe), que acontece em grande parte do território mineiro neste sábado, 13/4, em 13 municípios da região, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para aplicar a vacina contra gripe no público-alvo, como também atualizar o cartão de vacinação das crianças e adolescentes. Em Uberlândia e Estrela do Sul, o Dia D acontece no próximo sábado, 20/4.

Confira as datas* do Dia D nos 18 municípios da região:

Abadia dos Dourados: 13/4
Araguari: 6/4
Araporã: 13/4
Cascalho Rico: 13/4
Coromandel: 13/4
Douradoquara: 13/4
Estrela do Sul: 20/4
Grupiara: 13/4
Indianópolis: 13/4
Iraí de Minas: 13/4
Monte Alegre de Minas: 13/4
Monte Carmelo: 13/4
Nova Ponte: 13/4
Patrocínio: ainda não definido
Prata: 13/4
Romaria: 13/4
Tupaciguara: 23/3
Uberlândia. 20/4

*Informações repassadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, sujeitas a alteração.

Atividades nas escolas
Ao todo, cerca de 200 escolas da região estão recebendo, neste mês de abril, a visita das equipes de saúde, seja para conferir a situação vacinal, quanto para a aplicação das vacinas e ações educativas, com professores, alunos e responsáveis.

A referência técnica da SRS Uberlândia do Programa Saúde na Escola, José Domingos Prado, reforça a importância do envolvimento da comunidade escolar. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao recado da escola. Nas escolas que haverá aplicação de vacina, é importante enviar o cartão e preencher o termo de autorização ou levar a criança até uma Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de aproveitar a oportunidade do Dia D, no sábado”, disse a referência técnica.

Em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, cinco escolas receberam, entre 8 a 12/4, os profissionais de saúde para verificar o cartão das crianças, orientá-las sobre os benefícios da imunização e convidar as famílias para participar da Feira da Saúde, que acontecerá neste domingo, 14/4, na praça Central. Haverá a vacinação extramuros, orientações sobre a prevenção da dengue e atividades de lazer.

Em relação à zona rural e distrito, os municípios de Patrocínio e Indianópolis traçaram estratégias nestas áreas para intensificar a vacinação nos escolares.

Já o município de Uberlândia pretende, com o apoio dos Agentes de Saúde Escolar, visitar 94 escolas no mês de abril, para orientar a comunidade escolar sobre a atualização do calendário vacinal.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Por Lilian Cunha / Foto: SMS Tupaciguara