A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) vai promover no dia 17 de abril, quarta-feira, das 13h30 às 16h30, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte, um Seminário de encerramento do módulo “Epidemiologia e Vigilância em Saúde”, que compõe a Especialização em Saúde Pública da Escola.

O Seminário terá como tema “Emergências em Saúde Pública” e é voltado para os 35 discentes do curso e para pessoas interessadas na temática. Para participar do Seminário, é necessário se inscrever, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível no link abaixo:

>Clique aqui

As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 10/04, e ficarão disponíveis até que se que se atinja a lotação do espaço reservado para o evento.

O objetivo do Seminário é buscar reunir aspectos teóricos e reflexões sobre a temática. Para isso dois professores, que são referências em seus campos de estudo, irão ministrar duas palestras. Rodrigo Lins Frutuoso, abordará:  "Regulamento Sanitário Internacional e Gestão de Emergências em Saúde Pública" e João Roberto Cavalcante vai falar sobre as “Emergências em saúde pública: a preparação, vigilância e resposta no Brasil”. A mediação será feita pela professora Isabela Farnezi Veloso.

Especialização em saúde Pública

As aulas da 41ª turma do curso de Especialização em Saúde Pública tiveram início em março de 2023. Neste momento, a turma está concluindo o módulo III do curso, que tem como tema “Epidemiologia e Vigilância em Saúde”. Com uma carga horária de 72h, neste módulo foram trabalhados: os Fundamentos de Epidemiologia para os Serviços de Saúde; os Sistemas de Informação em Saúde e a Vigilância em Saúde.

A Especialização em Saúde Pública é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros regiões do país, inclusive pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A primeira edição do curso aconteceu em 1947, um ano após a fundação da ESP-MG, e desde 2012, após alguns períodos de interrupção, o curso tem uma oferta contínua.

A atual turma é composta por 35 trabalhadores de saúde que atuam no SUS, em diversos municípios do estado: Alfenas (1); Barbacena (1); Belo Horizonte (12); Bonito de Minas (2); Claraval (1); Comercinho (1); Contagem (2); Diamantina (1); Estiva (1); Itabira (2); Itabirito (1); Itaguara (1); Juiz de Fora (1); Manhumirim (1); Natércia (1); Pedra Azul (1); Ribeirão das Neves (1); Rio Vermelho (1); Santana do Riacho (1); São José da Lapa (2).

Serviço:

Por Vívian Campos/ ASCOM- ESP-MG