Neste sábado, 23/3, ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de combate ao Aedes no estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e 34 municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Sete Lagoas somaram forças para eliminar focos do mosquito, reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na URS de Sete Lagoas ocorreram mutirões comunitários e de limpeza, palestras e teatros nas escolas, caminhadas educativas, entre outras ações de combate às arboviroses que reuniram profissionais de saúde, parceiros e comunidade. Para Fabrício Júnior Alves Teixeira, superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, a soma de esforços entre o poder público e a sociedade como um todo reflete a importância das ações do movimento Minas Unida Contra o Mosquito.

“Tivemos a adesão de 97% das nossas cidades na campanha, o que mostra a força e a união da nossa região no combate ao mosquito. As ações direcionadas em Curvelo, município sede da microrregião de Saúde do território, tiveram um grande envolvimento de entes do governo e parceiros, mas principalmente voltadas ao cidadão, para que compreendam a sua responsabilidade pela eliminação de focos e conscientização sobre a doença”, destacou Teixeira.

Para auxiliar a população, que tem se dedicado à limpeza de suas casas e aos agentes de endemia que realizam as vistorias, neste segundo Dia D de mobilização os municípios concentraram as ações nas coletas de materiais sem uso como pneus. Em Cachoeira da Prata a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma troca de material reciclável e inservível por brindes. Em Cordisburgo, outro município da região, foi feito o recolhimento de pneus nas borracharias dos municípios e no distrito de Lagoa Bonita.

Em Pompéu, o recolhimento de materiais que podem acumular água parada também foi um dos focos principais através da iniciativa de “troca consciente”, recolhendo papéis, embalagens diversas, metal, vidro, garrafas plásticas dentre outros e realizando a troca por brindes desde o mês de fevereiro. Para a secretária municipal de Saúde de Pompéu, Fernanda Guimarães, o município tem realizado diversas ações denominadas como “Dia D – Pompéu contra a dengue” que juntou forças com o Minas Unida do Governo de Minas Gerais. Ela explica que as ações “consistem na mobilização e responsabilização social no enfrentamento à epidemia de arboviroses. No último sábado, realizamos mais um mutirão de limpeza, sendo importante destacar o trabalho dos profissionais da Vigilância em Saúde e demais parceiros envolvidos em prol de arrecadar materiais que possam ser criadouros do mosquito aedes“.

Minas Unida contra a Dengue nas Escolas

Neste segundo Dia D de mobilização, outra iniciativa que se destacou foi a intensificação das ações nas escolas municipais e estaduais. Em Curvelo, alunos das escolas Bolívar de Freitas, Interventor Alcides Lins, Major Antônio Salvo, Eurípedes de Paula, Irmã Clarentina, Irmã Raimunda Marques e o Projeto Social Sopro de Vida se uniram às ações do “Minas Unida contra o Mosquito”. A superintendente Regional de Educação de Curvelo, Elizete Alves Matoso, destacou que as equipes escolares se organizaram e foram para as ruas do município, com apoios da Polícia Militar de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Saúde. “Com faixas, cartazes e apoio de fanfarra, em um momento de chamar a atenção das pessoas para a importância e cuidado diário para evitar a proliferação do mosquito, as escolas ocuparam as ruas de Curvelo e também realizaram blitz educativa. Importante destacar que as escolas estão fazendo ações permanentes de conscientização”, observou Matoso.

Em Corinto, as ações de combate ao Aedes aegypti iniciaram nas instituições de ensino com apresentação do teatro de fantoches, intitulado “Mosquitão Dengoso”, para alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. Cristiana Alves Viana Silvério, 45 anos, coordenadora de Vigilância em Saúde, relatou que “para cada faixa etária nós adotamos uma abordagem diferente, mas com a mensagem das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti”, contou Silvério que ainda destacou a parceria do bloco carnavalesco Bloco Bragas Bra na blitz educativa do município. “Foi uma ação diferente pois paramos em pontos estratégicos e o bloco começava a tocar e as pessoas paravam para assistir”, finalizou a coordenadora.

Por Nayara Souza