Cidades mineiras se uniram no combate ao Aedes aegypti, em busca de reduzir o número de casos da maior epidemia de arboviroses da história de Minas. Para enfrentar este cenário, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, em conjunto com quatro municípios da Unidade Regional de Saúde Leopoldina, o segundo Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito na sexta-feira, 22/3.

Profissionais de saúde da Regional de Leopoldina foram mobilizados, juntamente com a população dos municípios, para eliminar os focos do mosquito, principal estratégia para reduzir o número de casos das arboviroses dengue, zika e chikungunya e os óbitos evitáveis. As arboviroses são doenças causadas por arbovírus e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nos municípios de Além Paraíba, Estrela Dalva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro, foram realizadas ações de mobilização social, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Rede Estadual de Ensino e Polícia Militar de Minas Gerais.

A importância dos cuidados diários no combate ao mosquito foi ressaltada pela gerente regional de Saúde de Leopoldina, Rafaela Chiconeli Mana Valério. “O Dia de D é muito importante para que todos nós estejamos mobilizados em um só um objetivo: o combate ao mosquito que transmite várias doenças, como a dengue”, disse a gerente.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Segundo Dia D
Neste segundo Dia D foram realizadas passeatas com alunos, instalação de uma Tenda Educativa - com troca de material reciclável por material escolar - e mutirão de limpeza com a participação de alunos e da comunidade em geral.

Moradora do Bairro Brasilinha, na cidade de Pirapetinga, Ravena Clemente Xavier da Silva participou da Tenda Educativa. “Foi uma ação importante porque recolheu muito lixo que pode acumular água e criar mosquito e ainda envolveu os pais e as crianças”, disse.

Para Genifer Bitencourt Mattos, coordenadora de Epidemiologia do município de Estrela Dalva, a ação, além de conscientizar a população, “foi importante para identificação de pontos mais críticos, além de reforçar o monitoramento e o controle de vetores”.

Para o secretário municipal de Saúde de Além Paraíba, Cláudio de Oliveira klein, “o dia D foi muito importante para reforçar - junto aos moradores - a importância de cada um fazer a sua parte evitar a procriação do mosquito”, além de destacar o importante envolvimento de parceiros como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina