Com o objetivo de somar forças para conter a pior epidemia de dengue que o estado de Minas Gerais já enfrentou, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, promoveu, no sábado, dia 23/3, a ação “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, mobilizando a população e profissionais de saúde dos municípios de Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, e Várzea da Palma. A ação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e ocorre em todo o estado.

Tariana Diniz, gerente regional de Saúde de Pirapora, que participou das ações no município de Lassance, reforçou a importância de continuar com as ações do Dia D. “Estamos trabalhando para que 100% dos municípios permaneçam com as ações durante todo o ano e para que a população - de forma colaborativa e ativa - trabalhe junto para manter os ambientes livres do Aedes”, disse a gerente.

A secretária municipal de saúde de Lassance, Renata Diniz Ferreira, também enfatizou a importância do papel da população na eliminação dos focos do Aedes. “As ações realizadas neste sábado no município de Lassance foram precedidas por outras frentes importantes, que mobilizaram moradores, comerciantes e parceiros para a adesão ao movimento”, disse Renata. Segundo ela, a participação da população e a parceria com as demais instituições do município é um dos pontos principais para atingir os objetivos.

Julia Carvalho, coordenadora de Regulação e diretora adjunta da GRS Pirapora, participou ativamente das ações e reforçou que as estratégias para a mobilização dos municípios deram resultado, já que 100% das cidades aderiram ao movimento. “Em nossas cidades, mobilizamos os sete municípios da microrregião de Saúde, chamando a população e os parceiros para realizarem ações educativas, a fim de manter os ambientes livres dos focos do Aedes, seja dentro das casas, no trabalho ou em outros ambientes”.

O secretário municipal de saúde de Pirapora, Rafael de Paula Lana, disse que o Dia D em Pirapora ocorreu nos bairros Santos Dumont e Santa Terezinha, conforme horário programado e divulgado à população, com concentração na praça Dr. Carlos Rabelo. Ainda segundo Lana, a equipe de limpeza municipal vem trabalhando ativamente, recolhendo materiais inservíveis e fazendo mutirões de limpeza para eliminar os focos do mosquito.

Balanço do Dia D
Durante o Dia D, nas sete cidades mobilizadas (Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, e Várzea da Palma), diversos imóveis foram vistoriados e cerca de dez mil pessoas foram orientadas. As estratégicas intersetoriais foram fundamentais para o sucesso da ação. Participaram as secretarias municipais de Saúde, Limpeza Urbana, Obras e Infraestrutura, além da parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis municipais, e da iniciativa privada.

Marina Olivier, servidora do município de Lassance, participou da organização das ações na cidade, e chamou para si a responsabilidade, enquanto moradora e servidora do município. “Lassance não deixou somente para hoje, dia 23, seu dia de mobilização contra a dengue. Durante toda a semana os agentes de saúde e endemias e todos os serviços de Saúde estiveram mobilizados no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, comentou. A servidora destacou a parceria com as escolas e demais instituições do município. “Escolas Municipais também estiveram de portas abertas para as orientações. Com destaque para a escola Raio de Luz, que além de todas essas ações lúdicas e educativas promoveu uma atividade teatral de fantoches para sensibilizar todos os familiares presentes no cuidado com a saúde”, disse Marina.

Cenário Epidemiológico
Nos municípios da Região de Saúde de Pirapora/MG, até o dia 22/3, foram registrados 3.124 casos prováveis de dengue, com 1.261 casos confirmados. Dois óbitos estão sendo investigados e um óbito foi confirmado. Para chikungunya, são 821 casos prováveis, e 23 casos confirmados. Há um caso provável de zika. Ao analisar a incidência dos casos prováveis nas últimas quatro semanas epidemiológicas, 71,4% dos municípios da GRS Pirapora estão com muito alta incidência, e 28,6% classificados como alta incidência, considerando os três agravos.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora