Na última quarta-feira, dia 20 de março, o auditório Dr. Gilberto Campos de Oliveira, em Pedra Azul, foi palco do 12º Encontro do Colegiado Gestor de Saúde Mental, organizado pela Gerência Regional de Saúde (GRS) por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS). Com o tema "O papel dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) como matriciadores dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial", o evento reuniu profissionais e especialistas da área para debater e refletir sobre os desafios e avanços no campo da saúde mental.

Um dos destaques do encontro foi a abordagem realizada pelo Supervisor Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município de Pedra Azul, Glaubert Gomes de Souza, sobre as metodologias ativas para elucidar os presentes sobre o matriciamento e sua importância institucional para a equipe de saúde mental dos Caps. Glaubert ressaltou a necessidade de uma abordagem colaborativa entre a saúde mental e a atenção primária, enfatizando o papel fundamental dos Caps como dispositivos ordenadores das ações de saúde mental nos territórios.

20.03.2024-Pedra Azul-saude mental

Durante o evento, os participantes foram estimulados a refletir sobre conceitos de educação permanente, educação na saúde e promoção da saúde, por meio da exposição de problemas e discussão de casos. Além disso, foram oferecidas Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics) de taichi chuan, meditação guiada e atividade física, proporcionando momentos de relaxamento e bem-estar aos presentes.

Para a referência técnica regional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da CAS da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, é importante que os profissionais possam ter momentos de interação e reflexão de casos, como os possibilitados por meio do Colegiado Gestor de Saúde Mental, com novas propostas e atividades podendo ser implantadas em âmbito local, mas também de forma regionalizada, por meio de compartilhamento de experiências. “O encontro foi uma oportunidade para os profissionais se reconhecerem como equipes de apoio matricial e integrarem seus saberes nos diferentes níveis assistenciais, fortalecendo a comunicação horizontalizada”, defendeu.

A referência técnica regional de Atenção Primária à Saúde (APS) da Coordenação de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, Adriadna Arruda, destacou a importância do tema sobre matriciamento e os recursos metodológicos utilizados. “Este tema e os recursos metodológicos utilizados favoreceram a abordagem e a apreensão de conceitos importantes no que tange a Educação na Saúde e trouxeram clareza acerca dos processos de trabalho a serem implementados ou consolidados no âmbito dos Centros de Atenção Psicossocial, enquanto dispositivos ordenadores das ações de saúde mental nos territórios”.

 

 

Por Allan Gomes Campos / Fotos: Thaiane Rocha