A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou, na quinta-feira, 25/4, a capacitação "Fortalecendo a Prevenção e o Combate à Raiva". A ação teve como objetivo preparar os profissionais das zoonoses para a Campanha Antirrábica 2024, que será realizada entre 1° de julho e 30 de setembro.

Segundo Ana Flávia, Referência Técnica do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), da SRS de Coronel Fabriciano, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A conscientização da população é de extrema importância para saúde pública, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

29.04.2024-Coronel Fabriciano - capacitação contra raiva 2

A capacitação abordou temas como o conceito da raiva, prognóstico, formas de transmissão, ciclos epidemiológicos, período de incubação, transmissibilidade, sintomas, evolução da doença, transporte de imunobiológicos, acondicionamento e boas práticas em campo, incluindo os animais a serem vacinados, contenção e técnica de vacinação.

A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano trabalha em conjunto com os municípios da rua área de abrangência para contribuir para a campanha. A ação envolve planejamento estratégico, capacitação dos profissionais e disponibilização de vacinas, seringas e agulhas. Ana Flávia relatou que a expectativa é de que a capacitação dos profissionais impulsione a Campanha Antirrábica 2024. “A vacinação é fundamental para prevenir a raiva em animais e humanos, e essa campanha é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância dessa medida", observou a referência técnica.

Por Gabriel Barroso - estagiário sob supervisão / Fotos: SRS Coronel Fabriciano