Dos 27 municípios que compõem a região de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, 11 receberam o selo de reconhecimento “Bora Vacinar” por alcançarem ou se aproximarem das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023. A entrega da certificação foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems). O evento aconteceu segunda-feira (22/4), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa. Ao todo, 356 municípios foram agraciados, 122 com selo Ouro e 234 com selo Prata.

Na GRS Itabira, receberam o selo Ouro os municípios de Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo. Já o selo Prata foi concedido aos municípios de Barão de Cocais, Dores de Guanhães, Materlândia, Morro do Pilar, Sabinópolis, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata e São Sebastião do Rio Preto.

Equipe da Secretaria de Saúde de Sabinópolis e Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti

A referência técnica em Imunização, Marcella Cristina Silva Braga, da GRS Itabira, explicou que o selo “Bora Vacinar” foi idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da SES-MG, e visa estimular ações e estratégias municipais de incentivo à vacinação e combater doenças imunopreveníveis, evitando assim a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas. Marcela Braga destacou que “muitos municípios têm trabalhado com estratégias visando melhorar e ampliar os índices de cobertura vacinal em nossa região”.

A secretária municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, Renata Maria Guzzo Fonseca esteve presente no evento juntamente com a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Julita Antônia Dias Pereira e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes. Renata Fonseca destacou o trabalho das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde, que se mobilizaram e intensificaram as ações de multivacinação e microplanejamento em todo o território.

Equipe da Secretaria de Saúde de São Domingos do Prata e Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti

“Nossas equipes realizam uma efetiva busca ativa, conscientizando a população sobre a importância da vacinação para evitar a mortalidade por doenças imunopreveníveis”, observou a secretária municipal de Saúde.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes, destacou o reconhecimento pelo compromisso em promover a vacinação e contribuir para a saúde pública, especialmente das crianças. “São muitas pessoas envolvidas nessa importante iniciativa e reafirmamos nosso comprometimento contínuo em incentivar a imunização”.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Morro do Pilar

Para a secretária de Saúde de Santa Maria de Itabira, Isabela Lott Drumond Duarte, a certificação do município com este selo representou o reconhecimento de um trabalho realizado, do esforço de toda uma secretaria e comunidade. “Este reconhecimento é destinado a todos os profissionais da saúde envolvidos diariamente para o aumento da cobertura vacinal do público alvo de 0 a 2 anos. Além é claro do comprometimento da população em ter aceitado a busca ativa e se direcionado às crianças à sala de vacina”, ponderou Isabela Duarte.

Equipe Técnica da Secretaria de Saúde de Dores de Guanhães

Critérios
O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%.

Por Flávio A. R. Samuel / Fotos: Ascom das Secretarias Municipais de Saúde de Dores de Guanhães, Morro do Pilar, Sabinópolis, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo