A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação, mobilizou mais de 600 cidades no estado entre os dias 8 e 12/4, com a vacinação nas escolas, e com o Dia D da Campanha Vacina Mais Minas, realizado em 13/4. Foram mais de 1700 escolas que aderiram à campanha e realizaram diversas ações de mobilização no ambiente escolar para o aumento das coberturas vacinais. Na área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, todos os sete municípios promoveram ações de conscientização e sensibilização para o aumento das coberturas vacinais.

Para Tariana Diniz, dirigente da GRS Pirapora, a prevenção de doenças por meio da vacinação é uma forma segura e estratégica de salvar vidas. Por isso, visando aumentar as coberturas vacinais em todos os municípios do estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu o Dia D de imunização do Vacina Mais Minas no sábado, 13/4. Segundo a dirigente, na microrregião de Saúde de Pirapora, houve a adesão de 100% dos municípios com participação de algumas escolas. “A ação também possibilitou a atualização do cartão de vacinação”, contou Tariana.

A mobilização realizada nas escolas e unidades básicas de Saúde (UBS), tiveram foco nas vacinas de rotina (oferecidas o ano todo) e nas vacinas de campanha (aplicadas em períodos específicos). Todas as vacinas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) foram ofertadas na ação, de acordo com os protocolos e público alvo de cada imunizante.

Em Pirapora a ação teve início no dia 25/3 e vai até o dia 31/5, de acordo com a programação do município. Segundo o secretário municipal de saúde de Pirapora, Rafael Lana, as ações previstas para o sábado, 13/4, ocorreram em todas as unidades de Saúde da Família de Pirapora, de 8h às 16h30. O secretário explicou que a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e destacou que, além de idosos com 60 anos ou mais, houve a ampliação para as demais pessoas que fazem parte do grupo prioritário, conforme lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “É importante que essa população prioritária busque pela vacina para estar protegida antes do inverno, assim o nosso objetivo é reduzir as complicações, as internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação”, destacou o secretário.

Nas cidades de Lassance e Santa Fé de Minas, diversas ações e atividades como palestras e panfletagens foram realizadas, com o objetivo de mobilizar a sociedade, inclusive a comunidade escolar, para atualizar os cartões de vacinação. É a oportunidade para quem eventualmente tenha perdido alguma dose - seja de vacina de rotina ou de campanha.

A ação foi desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio do programa Saúde na Escola. O Vacina Mais Minas tem a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Cobertura Vacinal

Na área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, no primeiro trimestre de 2024, para crianças de 1 ano de idade, o imunizante com menor cobertura é a vacina BCG, com 30,25% de cobertura, seguido da Rotavírus com 81,28% e Pneumo 10 com 82,30%. Nessa faixa etária a meta de vacinas de rotina foi alcançada apenas na vacina de Febre Amarela, com cobertura de 101,03%
Já para as crianças de 1 a menor de 2 anos de idade, as vacinas com menor cobertura são a Hepatite A, o reforço com a Poliomielite Oral e segunda dose de Triviral, com coberturas de respectivamente 57%, 75,72% e 79,22%. O reforço com a vacina Pneumo 10 foi a única com meta alcançada (95,47% de cobertura) na referida faixa etária.
A ação Vacina Mais Minas teve seu Dia D em 13/4, sábado, quando mais de 600 cidades em todo o estado de Minas Gerais desenvolveram ações de vacinação extramuros e abriram as suas Unidades de Saúde para a atualização dos cartões de vacinação.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora