Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas - um movimento que ocorreu em todo o estado entre os dias 8 e 12/4 nas escolas, com o Dia D de vacinação em 13/4. Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, participaram da iniciativa 35 cidades e 106 instituições de ensino, com ações de vacinação extramuros e mobilização em escolas municipais, estaduais e particulares.

A superintendente regional de saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, ressaltou a importância da Campanha Vacina Mais Minas no contexto regional. Segundo ela, “esta iniciativa traz mais uma oportunidade de vacinação dos cidadãos mineiros e isso ajuda a evitar a reintrodução de doenças imunopreviníveis”. “Todo este movimento junto aos municípios é fundamental para termos êxito neste processo”, reforçou Adriana, ressaltando que é necessário a união de todos para melhorar a cobertura vacinal na região, assim como no Estado de Minas Gerais.

Na cidade de Natércia foram realizadas atividades como vigilância em saúde do trabalhador. O município promoveu em 10/4 a ação café e prosa, em que além das ações de prevenção, foi realizada também a vacinação para os trabalhadores rurais. Houve também ações de vacinação para os profissionais de educação - a equipe de saúde da família realizou no dia 12/4 ação para vacinação na Escola Municipal Coronel Goulart.

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Pouso Alegre promoveu a semana de vacinação de campanha de influenza nas escolas. O objetivo foi divulgar a ação de vacinação e mobilizar a população, especialmente a comunidade escolar, para atualizar os cartões de vacinação de quem eventualmente tenha perdido alguma dose - seja de vacina de rotina ou de campanha.

A secretária municipal de saúde de Natércia, Vyvian Ambrosino, observou que nos últimos anos houve um momento negativo para a saúde dos cidadãos, com a reintrodução de doenças que haviam sido erradicadas. Segundo a secretária, a gestão dos municípios tem um papel importantíssimo para mudar esse cenário por meio do engajamento e desenvolvimento de campanhas de vacinação, que são cruciais para os serviços de saúde. Para Vyvian, “devemos garantir que nossa população tenha acesso às salas de vacinas, bem como fortalecer ações extramuros”. A secretária também reforçou a necessidade da atuação conjunta dos setores. Para ela, “as equipes de saúde devem estar unidas, trabalhando lado a lado, vigilância, atenção primária e gestão, buscando acesso e qualidade nos serviços prestados, para que nosso maior ganho seja tornar nossa população protegida e segura”.

A ação Vacina Mais, Minas teve seu Dia D em 13/4, sábado, quando todo o estado de Minas Gerais esteve sintonizado, de mãos dadas na busca pelo aumento da cobertura vacinal de toda a população.

Na área de atuação da Regional de Saúde de Pouso Alegre, segundo o painel do Ministério da Saúde, até o dia 9/4, a cobertura vacinal para os grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas estava em 18,85%. A ação foi desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio do programa Saúde na Escola. O Vacina Mais Minas tem a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Por Otávio Coutinho