A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), apresentou, nesta segunda-feira (8/4), os desafios de inovação do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG) a representantes de startups, empresas de tecnologia, cooperativas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) com interesse em soluções no âmbito do programa HubMG GOV.

A assessora Estratégica da SES-MG, Lilia Dantas, falou sobre o objetivo do projeto e reforçou a importância de se buscar propostas de soluções para tornar os serviços do estado mais inovadores e eficientes, beneficiando a população mineira. “Fizemos uma revisão do planejamento estratégico e nos aprofundamos na identificação da necessidade de avanços em áreas prioritárias. Saímos desse mergulho com mais clareza do que era preciso fazer”, afirmou.

“Essa reunião é uma iniciativa de aproximar as empresas de quem está na linha de frente, com seus desafios, para, a partir daí, avançarmos nas soluções em saúde”, reforçou Dantas.

A diretora de Inovação Aberta e Empreendedorismo Tecnológico da Sede-MG, Maria Laura Scapolatempore Starling, explicou o projeto, o edital e as fases de apresentação das soluções. “O HubMG GOV é o maior projeto de inovação para o setor público da América Latina, a que temos muito apreço, e, por meio deste edital, estamos conectando as startups e empresas aos desafios apresentados pelos órgãos públicos do estado”, ressaltou ela.

O Edital de Subvenção Econômica tem um valor de R$ 40 milhões que serão investidos nos mais de 240 desafios que estão na vitrine do HubMG GOV, sendo até R$2 milhões por projeto.

As fases consistem na publicação do edital; seleção de projetos de empresas, startups ou universidades; testes das tecnologias; finalização do desenvolvimento; disponibilização da tecnologia ou pesquisa para o governo; e incorporação da tecnologia no órgão público.

Desafios na área da Saúde

Referências técnicas de diversas áreas apresentaram os desafios tecnológicos da saúde, como Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica, Regulação de Acesso, Procedimentos Eletivos e Transporte.

Na Regulação do Acesso o desafio apresentado foi o uso da inteligência artificial, algoritmos de machine learning e protocolos de priorização e regulação para automatizar o acesso à assistência eletiva e de urgência e emergência junto à ferramenta estadual de regulação e assistência, SUSfácilMG, favorecendo o acesso em tempo oportuno ao paciente.

Também foi solicitada ferramenta que possibilite a automatização de um sistema padrão para regulação do acesso ambulatorial, que, atualmente, é de gestão de cada município, para dar mais transparência nas filas de acesso a esses procedimentos.

Na Assistência Farmacêutica o desafio é o peticionamento eletrônico por medicamentos especializados, evitando que o cidadão precise levar presencialmente os documentos impressos para ter acesso ao medicamento. A busca é por uma ferramenta capaz de fazer uma triagem inicial, por meio da leitura de imagens de PDF e uso de inteligência artificial, a fim de acelerar as etapas de triagem documental e análise dos processos pelos profissionais.

Já na Vigilância Epidemiológica, o desafio é facilitar o acesso do cidadão às informações de seu histórico vacinal e disponibilizar ferramenta para notificá-lo sobre a disponibilidade de vacinas na Unidade Básica de Saúde mais próxima, além de possibilitar a emissão de comunicados, alertas e lembretes relacionados à vacinação.

Outro desafio apresentado é o controle inteligente de vetores das arboviroses, como a detecção de potenciais criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, considerando a diversidade do território do estado e a gama de soluções já existentes e em execução por parte da SES-MG e municípios.

Já o objetivo da Vigilância Sanitária (Visa)é reduzir a reprovação dos projetos arquitetônicos de estabelecimentos que exercem atividades classificadas em alto risco, enviados para avaliação da Visa estadual, devido a informações incompletas ou incoerências documentais. A busca da área é o uso de solução tecnológica, por meio da inteligência artificial, que possa fazer uma triagem documental e produzir relatórios para que o requerente faça as adequações necessárias antes da avaliação do profissional da SES-MG.

HubMG GOV

O HubMG GOV é um programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) que oportuniza a incorporação de soluções tecnológicas de startups, de empresas, de cooperativas e de pesquisas acadêmicas por órgãos públicos estaduais. O edital, de R$ 40 milhões, busca impulsionar inovação em órgãos públicos estaduais. A vitrine dos desafios públicos está disponível em https://simi.mg.gov.br/hubmggov.

Por Jornalismo SES-MG