A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou um encontro com os membros da Juntas Reguladora da Rede de Cuidados de Pessoas com Deficiência (JRRCPD) e referências técnicas da microrregião de Saúde Pirapora, que abrangem sete municípios, no dia 3/4.

O encontro teve como objetivo apresentar e discutir as atualizações da Rede de Cuidados à Saúde das Pessoas com Deficiência (RCPD) e como essas atualizações implicam no atendimento à população da microrregião de saúde. Estiveram presentes na reunião mais de 80% dos municípios da Micro, entre referências, coordenadores de serviços e técnicos responsáveis pela junta reguladora.

03.04.2024 - Pirapora - Apresentação da RCPCD 1

Josiane Rodrigues, referência técnica da RCPD na CAS/GRS  falou que, na microrregião de Saúde de Pirapora, existem dois serviços da RCPD, o Serviço de Reabilitação Intelectual (Serdi), que atende pessoas com deficiência intelectual e no transtorno do espectro autista e também o Serviços de Atenção à Saúde da Pessoas Ostomizadas (Saspo). “Ambos os serviços funcionam no município polo Pirapora, que também possui a Junta Reguladora, responsável por intermediar o acesso ao Serdi e aos serviços de reabilitação física, auditiva, situados no polo da macro Montes Claros, como também à reabilitação visual”, disse a coordenadora.

Ludmila Farago, referência técnica da RCPD em Várzea da Palma destacou que a participação na reunião possibilita melhorar a eficácia dos cuidados de saúde, sendo essencial para potencializar o trabalho das equipes, proporcionando troca de saberes, direcionando o profissional para uma melhor abordagem ao usuário.

03.04.2024 - Pirapora - Apresentação da RCPCD 2

Durante o evento, foram abordadas as recentes atualizações da RCPD, com destaque para a Portaria GM/MS nº 1.526, de 11 de outubro de 2023, e a Resolução SES-MG 7924, de 2021, que têm impacto significativo na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) e nas ações da RCPD no estado de Minas Gerais.

Além disso, foram compartilhadas informações relevantes sobre o Programa Miguilim - que tem como objetivo detectar alterações auditivas e oculares em crianças matriculadas na rede pública de ensino para custeio de consultas especializadas, exames complementares e óculos. Foram abordados os objetivos do programa e os serviços credenciados na microrregião, bem como detalhes das políticas estaduais para a RCPD, como a ampliação do teste do pezinho e o incentivo para equipamentos da Triagem Auditiva Neonatal, com destaque para o Hospital Moisés Magalhães Freire de Pirapora, que foi contemplado com recursos financeiros de investimento.

Como encaminhamento desse encontro, ficou acordado o agendamento de uma reunião com o Hospital Moisés Magalhães Freire, que foi credenciado como prestador do Módulo Ocular do Programa Migulim, e o início da organização do fluxo de atendimento aos educandos, demonstrando o compromisso da GRS Pirapora em fortalecer e ampliar os serviços de atenção à saúde das pessoas com deficiência na região.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora