O município de Santo Antônio do Amparo conta agora com mais leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) que vão beneficiar os 1,3 milhão de pessoas da macrorregião  de saúde Oeste. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na manhã desta sexta-feira (5/4), da inauguração de 10 leitos de CTI da Santa Casa de Santo Antônio do Amparo, que é um hospital regional.

O hospital, que é referência para os 53 municípios da  macro Oeste, possui 57 leitos e investiu com recursos próprios, emendas parlamentares e doações mais de R$ 2 milhões na reestruturação dos leitos de CTI. A unidade hospitalar é contemplada pelas políticas Valora Minas e Opera Mais Minas, sendo a primeira na ordem de R$ 5 milhões, no período de 2021 a 2024, e a segunda em torno de R$ 4 milhões, de 2021 a 2023. Além disso, o hospital também recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais um tomógrafo, orçado em R$ mais de R$ 1,4 milhão.

Foram inaugurados 10 leitos de CTI na Santa Casa de Santo Antônio do Amparo

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que programas como Valora Minas e Opera Mais estão trazendo acesso de qualidade para a população. “A Santa Casa praticamente zerou a fila de cirurgias eletivas. Isso nos traz muito orgulho em saber que o problema histórico está sendo resolvido”, ressaltou. Fábio Baccheretti acrescentou que “isso acontece, não só com a boa vontade nossa, do Executivo Estadual, Municipal, Legislativo, deputados, mas também de bons prestadores e nós estamos diante de um”.

A administradora da Santa Casa de Santo Antônio do Amparo, Josiane Maria da Silva, pontuou que o que move a administração do hospital e o corpo técnico é buscar formas de oferecer à população melhores condições de acesso e cuidados à saúde. “Hoje, estamos vivendo a concretização de um sonho ao inaugurar este CTI, pois será um espaço acolhedor para atender a população da nossa região”,  disse Josiane Silva.

A busca por melhorar a saúde e fortalecer o hospital como referência para a macrorregião de saúde Oeste foi pontuada pelo prefeito de Santo Antônio do Amparo, Carlos Henrique Avelar. “Este CTI foi erguido com o propósito de acolhimento para salvar vidas e oferecer dignidade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o prefeito. Nas palavras do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Petrônio Campos Rezende, “o que se tem buscado com a construção do CTI e tantos outros investimentos na área da saúde é um trabalho de humanizar a assistência aos pacientes”.

Por Willian Pacheco