A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, nesta quinta-feira (4/4), da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Torres Pereira, na cidade de Brazópolis. A obra estava paralisada desde 2013 e foi concluída com incentivos financeiros de cerca de R$ 2 milhões, por meio da Resolução SES/MG nº 3.711, de 12 de junho de 2013, para construção de UBS tipo II.

O Governo de Minas está investindo na construção de 300 UBSs no estado e, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, 40 obras já foram entregues e é uma questão de tempo para alcançar 100% de cobertura de UBS em todo o estado. “Temos mais uma em fase final para que a gente consiga entregar para a população. Além das novas UBSs, também serão mais de 2 mil postos de saúde novinhos ao todo para toda a população mineira, de norte a sul, de leste a oeste”, disse.

Nova UBS João Torres Pereira, na cidade de Brazópolis

No período de 2019 a 2023, Brasópolis recebeu investimentos da SES-MG em Atenção Primária à Saude (APS) que totalizaram R$ 5.0001.616,15. O papel deste primeiro nível de atenção em saúde foi ressaltado por Fábio Baccheretti pela importância não apenas do tratamento, mas da prevenção na promoção da saúde. “Temos uma visão que se chama ‘tomar real o seu ideal’. Se eu tivesse que escolher onde investir seria na atenção primária. Nós temos que virar, virar essa chave de correr atrás de doença”, alertou o secretário.

Benefícios na prática para a população

A inauguração da nova Unidade Básica de Saúde João Torres Pereira, que recebeu o nome de UBS Aparecida quando foi solicitada a construção,  é importante para a estruturação da atenção primária ofertada aos 14.246 moradores de Brazópolis, segundo dados do Censo do IBGE de 2002.

De acordo com o coordenador de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Lucas Botazini, o principal objetivo da UBS é acompanhar o cidadão no fomento à saúde e à prevenção de doenças ou de complicações de doenças já existentes. “Além do atendimento aos pacientes pela equipe de saúde da família, haverá atendimentos na atenção especializada em ginecologia, pediatria, clínica geral, dentre outros, o que facilitará o acesso à saúde pela população”.

A nova Unidade Básica de Saúde vai atender quase 100% da população do município

A Unidade Básica de Saúde vai atender quase 100% da população, a maioria residente da zona rural, segundo a secretária municipal de Saúde, Alessandra Lancetti. “A gente pensou na estrutura toda, com a  ideia não de centralizar, mas de acolher quem precisa mais no momento, que é a população mais vulnerável”, pontuou. A secretária destacou ainda que os moradores do município serão atendidos em um espaço adequado, com mais conforto para o paciente.

A nova UBS tem em torno de 3 mil pacientes, apresentando uma média de mil atendimentos por mês. O número maior de atendimento ocorre nas áreas de ginecologia, pediatria, urologia, clínica geral e nutrição. A população poderá contar também com atendimento odontológico.

Por Otávio Coutinho