Na manhã da quinta-feira, 04/04, foi realizada a primeira reunião da Comissão de investigação de Óbitos Suspeitos por Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha.

A comissão foi formada após deliberação do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (Crea) da SRS Varginha, que monitora e faz alinhamentos de gestão semanalmente sobre os casos de dengue, zika e chikungunya, nos 50 municípios da macrorregião de Saúde Sul.

A comissão é composta por servidores da SRS Varginha, que atuam na Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e na Atenção à Saúde Primária e Especializada.

Fotos: Priscila Meneguci Maciel /AGR SRS Varginha

Trabalho da comissão

Os 50 municípios que compõem a SRS Varginha são frequentemente orientados sobre as condutas para investigação de óbitos por arboviroses. Houve reforço com a realização de reuniões e capacitações sobre as informações contidas na Nota Técnica nº 1/SES/SUBVS-SVE-DVAT-CEVARB/2023.

O serviço de saúde deve realizar a notificação imediata do óbito para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conforme fluxo municipal. A SMS ou o serviço deve realizar a notificação imediatamente para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por e-mail destinado à SRS. Além do preenchimento de formulário, há a orientação de que o município realize uma visita domiciliar para complementação das informações.

A investigação deve ser feita pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses. O Comitê avalia a qualidade do preenchimento e se as informações são suficientes para a compreensão de todos os fenômenos envolvidos. Após a conclusão da investigação, o Comitê que avaliou emite o parecer final. Caso o parecer seja emitido pelo Comitê Municipal, a documentação deve ser encaminhada para a  SRS Varginha.

Caso o Comitê Municipal necessite de apoio da SRS Varginha, deverá solicitar formalmente este apoio e encaminhar a documentação completa por e-mail.

Dentre os documentos avaliados estão: Ficha de Notificação SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação); Declaração de Óbito; Fichas de Investigação de óbito por arbovírus; Exames laboratoriais; Exames complementares; e Laudo do SUS Fácil. O encerramento do caso no SINAN deve ser feito pelo município.

“Todo esse processo deve ocorrer em até 60 dias após o óbito. Diante das altas demandas pela epidemia de dengue que estamos vivendo, alguns municípios estão solicitando já essa ajuda, mas vamos revisar todos os óbitos suspeitos em nossa região”, explica Monique Borsato, coordenadora de vigilância epidemiológica da SRS Varginha. “Nossa comissão vai avaliar o encerramento dos óbitos e identificar os fatores associados na ocorrência desses óbitos, para que os municípios possam  identificar pontos que precisam de melhoria na assistência e vigilância epidemiológica em seus territórios”, detalha a coordenadora.

Monique reforça ainda que o município tem autonomia para fazer o encerramento, mas se julgarem necessário, podem pedir o apoio para a Regional. Se a regional achar que não tem elementos para fechar a conclusão do óbito, pode ainda pedir suporte ao nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Situação epidemiológica

O painel de monitoramento de casos, disponível na página da SES-MG na internet, registra até 4/4 deste ano 24 mil casos confirmados de dengue nos 50 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Sul, gerenciada pela Regional de Saúde de Varginha. São ainda três óbitos confirmados e 44 em investigação por dengue na região. Não há óbitos suspeitos por zika ou chikungunya.

Por Thayane Viana