A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros encerrou o mês de março ocupando lugar de destaque nacional na Premiação 10+ Colaboradores do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) 2023. Nas comemorações dos dez anos do Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), mantido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a referência técnica em entomologia da SRS, Bartolomeu Teixeira Lopes ficou em segundo lugar na categoria Profissionais de Saúde, Ambiente e Outros Órgãos. A solenidade de premiação aconteceu no dia 26 de março, no Museu da Vida, no Rio de Janeiro.

Outros quatro profissionais do Norte de Minas obtiveram posição de destaque na Premiação 10+ Colaboradores do SISS-Geo 2023. São eles: Gilberto Ramalho Pereira e Valdeir Cardoso dos Santos, que atuam no Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros e que foram classificados em 5º e 6º lugar, respectivamente; e Sebastião Leandro Soares Santana, Agente de Combate a Endemias (ACE) em São João do Pacuí, classificado na 9ª colocação. Já o professor, Filipe Vieira de Abreu, que atua no campus Salinas do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), foi um dos seis profissionais de destaque na categoria “Embaixadores 2023”. 

Bartolomeu Lopes e Agna Menezes, da SRS Montes Claros

“A colocação de Bartolomeu Lopes em segundo lugar nacional na Premiação 10+ Colaboradores do SISS-Geo evidencia o reconhecimento do trabalho que tem sido implementado no Norte de Minas na capacitação de profissionais das áreas de vigilância epidemiológica e de saúde quanto à intensificação das ações de prevenção e controle da febre amarela e utilização do Sistema de Informação em Saúde Silvestre”, destaca Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cieves), da SRS Montes Claros.

A coordenadora explica que “a descentralização do Programa de Controle da Febre Amarela, já em andamento nas microrregiões de Saúde de Salinas e de Coração de Jesu,s sob a coordenação de Bartolomeu Lopes, é de fundamental  importância para que os municípios façam o correto registro de epizootias de primatas e, com isso, viabilizem a investigação da circulação da doença no Norte de Minas. Em casos positivos para a circulação do vírus da febre amarela em algum município, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros reforça com as secretarias de saúde as ações de bloqueio da doença, com a intensificação da vacinação da população residente na microrregião”, explica Agna Menezes.

“A utilização das ferramentas disponibilizadas pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre facilita o trabalho dos profissionais de saúde dos municípios no monitoramento da fauna e, consequentemente, a antecipação de potenciais riscos à saúde da população. Ter profissionais do Norte Minas em destaque nacional deixa em evidência que estamos empenhados em desenvolver um bom trabalho, com a utilização das mais modernas tecnologias”, observa Bartolomeu Lopes.

No ano passado, na categoria 10+ Profissionais de Saúde, Ambiente e outros Órgãos, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também foi destaque com Bartolomeu Teixeira Lopes ocupando a oitava colocação. Na mesma categoria, os agentes sanitários da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Gilberto Ramalho Pereira e Valdeir Cardoso dos Santos, ficaram na quarta e nona colocação, respectivamente.

 

A plataforma

A plataforma SISS-Geo possibilita aos profissionais de Vigilância Epidemiológica e de saúde de todas as regiões do país realizar o registro das ocorrências de epizootias com georreferenciamento preciso do local, além de disparar alertas, via e-mail, às referências técnicas estaduais e federais. 

“A plataforma constitui importante iniciativa que possibilita aos profissionais de saúde acesso a informações em tempo real sobre a ocorrência de doenças na fauna silvestre, especialmente aquelas com potencial de acometimento humano. Isso possibilita mais agilidade aos serviços de saúde na adoção de ações de vigilância e prevenção”, explica Agna Menezes. 

O aplicativo é monitorado pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre e foi elaborado para que qualquer pessoa possa registrar, on-line ou off-line, suas observações de maneira rápida e simples, contribuindo de forma direta nas tomadas de decisão relativas à prevenção de doenças em animais e pessoas.

“Mais de 50% dos profissionais de vigilância epidemiológica e de saúde do Norte de Minas já passaram por capacitações sobre o SISS-Geo, realizadas pela Superintendência Regional de Saúde. Esse trabalho viabiliza que a região avançe nas ações de vigilância em saúde, evitando que agravos com potencial de atingir grande número de pessoas sejam contidos a tempo”, observa Bartolomeu Lopes. 

Atualmente o SISS-Geo possui uma rede de 12.844 colaboradores; 174 especialistas e 396 instituições de todos os estados, além de pessoas dos mais diversos perfis, originários de comunidades tradicionais, indígenas, rurais e urbanas, órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

 

Febre amarela

Em julho de 2022, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros iniciou em Salinas a descentralização do Programa de Controle da Febre Amarela. Em outubro, o trabalho foi iniciado em Coração de Jesus em uma ação conjunta da SRS com o Instituto Federal do Norte de Minas e o Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte. 

A capacitação de Agentes de Controle de Endemias dos municípios envolve aulas teóricas, além de atividades práticas na coleta de vísceras de primatas encontrados mortos. O material é enviado para análise no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para investigação se a epizootia foi causada ou não pelo vírus da febre amarela. 

Por Pedro Ricardo