A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Mucuri, foi uma das instituições parceiras da campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito, lançada em fevereiro de 2024, pelo Governo de Minas Gerais. Sensibilizados com a proposta da campanha de eliminar focos do Aedes aegypti (mosquito transmissor das arboviroses: dengue, zika, chikungunya e febre amarela), reduzir óbitos e número de pessoas doentes, a universidade promoveu uma palestra sobre o tema para os servidores em Teófilo Otoni, no dia 28 de março.

“A universidade é o local de produção e difusão de conhecimento. Em salas de aula e laboratórios nascem medicamentos, tratamentos, descobertas que auxiliam no combate a todas as doenças”, afirma a diretora do Campus do Mucuri/UFVJM, Ellen Lucy Tristão. Para ela, o combate ao mosquito exige, antes de tudo, educação para reconhecer possíveis focos, para impedir a reprodução do mosquito e para identificar sintomas das doenças transmitidas e buscar atendimento médico. “Somarmos esforços nesta luta é uma obrigação, e esse ano tão mais evidente, dado o grande número de adoecimentos, principalmente pela dengue, dentre professores, servidores e colaboradores terceirizados da UFVJM”, pontua Ellen Tristão.

28.03.2024 - Teófilo Otoni - parceria UFVJM

Para o superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo, a campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito refletiu a importância das ações integradas entre o poder público e a sociedade para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“Se cada um fizer o seu papel, juntos, podemos vencer essa batalha contra o mosquito”, declarou Figueiredo.

O evento contou com a parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e da Secretaria de Saúde do município.

Por Déborah Ramos Goecking