As doze bases descentralizadas que abrigam pontos de referência em atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de Sete Lagoas iniciaram a operação no dia 1º de abril. Com a inauguração das unidades de apoio ao serviço de atendimento móvel, 34 cidades do território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas passam a contar com as ambulância do Samu, o que corresponde a uma população estimada de 600 mil pessoas.

Uma dessas bases descentralizadas de atendimento foi inaugurada nesta segunda-feira (1º de abril) na cidade de Curvelo, na região central do estado. O município, que também é sede de uma das microrregiões de Saúde da SRS Sete Lagoas, passa a contar com duas ambulâncias em atuação na região, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

02.04.2024 -Sete Lagoas Samu Regional 2

Para o secretário de Saúde de Curvelo, Raphael Dummont Schlegel, o Samu Regional vai proporcionar melhores estruturas e fluxos de atendimento nas portas de urgência e emergência para a população. O secretário explica que o atendimento do Samu tem início no atendimento ao cidadão por uma central telefônica, com atendentes capacitados, técnicos e médicos prontos para prestar os primeiros socorros através de orientações precisas que podem salvar vidas a distância.  “Ocorrendo a necessidade, uma unidade de salvamento é deslocada e o paciente é levado ao serviço mais próximo para receber os cuidados necessários. Será um serviço que salvará muitas vidas, como nunca ocorreu antes”, ressaltou Raphael Dummont.

02.04.2024 -Sete Lagoas Samu Regional 4

De acordo com a enfermeira Renata Castro Santos, para quem vai trabalhar diretamente no atendimento à população do Samu Regional em Curvelo, a efetivação do serviço que há muitos anos era aguardado na região é mais do que uma conquista profissional. “A implantação do Samu Regional é, na verdade, a realização de um sonho, e poder fazer parte do quadro dos trabalhadores mais ainda”, contou a profissional que considera a atuação nesse serviço uma oportunidade de vida para a comunidade local. “É uma possibilidade a mais para a população, oportunidade de vida através do atendimento qualificado e avançado que o Samu oferece”.

Ao todo, a região contará com doze bases de apoio ao serviço onde as ambulâncias ficam alocadas e com um atendimento que se expande para toda a região. As chamadas bases descentralizadas estão sediadas nos municípios de Abaeté, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paraopeba, Papagaios, Pompéu, Santana de Pirapama, Sete Lagoas e Três Marias. Nessa última semana, seis dessas bases realizaram cerimônias de inauguração: Pompéu, Paraopeba, Curvelo, Corinto, Três Marias e Sete Lagoas, embora todas já estejam operando.

02.04.2024 -Sete Lagoas Samu Regional 3

Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, a concretização do Samu Regional representa os novos tempos da Saúde no território e o compromisso do Governo do Estado de Minas Gerais em realizar a efetivação do serviço depois de 15 anos de espera pelos municípios.  “O início do funcionamento do Samu 192 Regional é uma grande conquista, sendo que essa é a maior entrega da saúde da região dos últimos anos. Apenas a inauguração do Hospital Regional, que será inaugurado daqui dois anos, poderá ser maior do que o início da operação das 12 bases descentralizadas”, destaca Teixeira.

Por Nayara Souza / Foto: Divulgação Ascom Curvelo