No dia 1º de abril, foi realizada, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, uma reunião que visou discutir a pauta da oncologia em Patos de Minas e pontuar estratégias para fortalecimento da mesma na região. Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), apoiadores do Cosems Patos de Minas/Unaí, Comissão Municipal de Oncologia e Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas uniram forças na Reunião de Alinhamentos da Oncologia. O encontro contou ainda com a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí.

O principal objetivo da reunião foi alinhar os fluxos de atendimento oncológico e discutir estratégias para aprimorar a comunicação entre os diversos atores envolvidos, visando garantir acesso ágil e eficiente aos serviços de saúde.

Reunião de Alinhamento da Oncologia em Patos de Minas

A comunicação direta e assertiva entre gestores municipais e prestadores de serviços foi ressaltada como fundamental para o êxito no tratamento de casos pontuais de câncer. Este acordo representa um passo significativo rumo à excelência no cuidado oncológico em Patos de Minas e região.

Durante a reunião, foram discutidos diversos temas, desde a otimização dos fluxos de encaminhamento até a implementação de medidas para reduzir o tempo de espera por consultas e exames. Além disso, foram propostas ações para promover a educação em saúde e conscientização sobre a prevenção do câncer, visando reduzir o impacto da doença na comunidade.

Para Maíra Lemos, diretora da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, ressaltou a importância da integração entre os diversos níveis de atenção à saúde. "Somente através de uma colaboração estreita e contínua entre os gestores municipais, prestadores de serviços e órgãos reguladores, poderemos enfrentar os desafios que o câncer impõe à nossa comunidade."

Ao final da reunião, ficou evidente que todos os participantes saíram revigorados e inspirados pela troca de experiências e pela determinação em buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados no combate ao câncer. Esta Reunião de Alinhamentos da Oncologia representa um passo importante na jornada rumo a um sistema de saúde mais humano, eficiente e acessível para todos.

Com a comunicação fortalecida e estratégias alinhadas, Patos de Minas e região estão mais preparados para enfrentar os desafios que o câncer impõe, garantindo que cada paciente receba o cuidado e o apoio de que necessita em sua jornada de enfrentamento da doença.

Por Pedro Lucas / Foto: Pedro Lucas