Em parceria com todos os 17 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), coordenou as ações do segundo Dia D de combate ao Aedes no estado, ocorrido no sábado, 23/3. O objetivo foi eliminar focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzindo o número de casos e mortes evitáveis.

Na Regional de Saúde de Januária ocorreram mutirões comunitários de limpeza, blitz educativas, passeatas, além de carreatas, entrega de materiais informativos, palestras, e atividades lúdicas com personagens do Aedes. Houve também a instalação de estandes com mudas de plantas, que foram trocadas por materiais inservíveis, entre outras ações.

Ioná de Carvalho Lisboa, gerente regional de Saúde de Januária, pontuou que Estado e municípios têm trabalhado incansavelmente para o controle do Aedes aegypti. Segundo ela, “a SES-MG e o Governo de Minas têm investido no custeio para auxiliar os municípios em ações de combate ao mosquito, o que permite um enfrentamento mais qualificado das arboviroses”.

Mobilização nos municípios
No município de Januária, sede da GRS de Januária, as ações contaram com a participação de diversos setores da prefeitura. As atividades, nesta segunda edição do Dia D, foram concentradas no bairro Centro.

No pátio da rodoviária foi montado um ponto de apoio para suporte das ações e entrega de material informativo com orientações à população. Além disso, foram realizados mutirão de limpeza e blitz educativa nas avenidas principais da cidade.

Nos 17 municípios mobilizados da Regional de Januária, foram realizados mutirões de limpeza e orientação, visitas domiciliares dos agentes de endemias com eliminação dos focos, atividades nas escolas, caminhadas, blitz educativas, entre outras ações.

Welligton Lisboa da Silva, referência técnica de arboviroses no município de Urucuia, estava presente na ação municipal e falou das parcerias para viabilizar o evento. “A Secretaria Municipal de Saúde envolveu parceiros como Secretarias de Obras, Meio Ambiente, entre outros, com o objetivo de tornar eficiente o combate ao mosquito”, disse. “E tem dado resultado, visto que nas últimas semanas o número de notificações vêm reduzindo consideravelmente no município”, ressaltou o profissional.

Em Urucuia, o Secretário Municipal de Saúde, Rutílio Eugênio Cavalcante Neto, esteve presente no dia D. “O mais importante é conscientizar e envolver a população”, enfatizou o gestor.

No município de Bonito de Minas, foi realizada blitz educativa. Para Líllian Xavier, Secretária de Saúde, "a atividade promoveu a união de forças com a população no esforço de eliminar os focos do mosquito. O combate aos focos de reprodução é essencial para promover a saúde de todos”, pontuou.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Cenário epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG, registrou, até o dia 23/03/2024, nos municípios da GRS de Januária, 3.253 casos confirmados de dengue. Há nove óbitos em investigação e nenhum óbito confirmado.

Por Flávia Malta Fernandes