No sábado, 23/3, ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de combate ao Aedes no estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com 21 municípios da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas, somaram forças para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas ocorreram mutirões comunitários e de limpeza, As ações, que incluíram atividades lúdicas informativas, como blitz educativas, carreatas e rodas de conversa, com o objetivo de conscientizar e engajar a comunidade na luta contra esse vetor tão perigoso. Treze dos 21 municípios realizaram suas ações. Os demais, devido às chuvas, não conseguiram realizar as ações que serão remarcadas para o decorrer da semana.

Para Maíra Lemos de Castro, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, a soma de esforços entre o poder público e a sociedade como um todo reflete a importância das ações do movimento Minas Unida Contra o Mosquito. “É importante que cada indivíduo olhe para dentro de sua casa e colabore também nessa luta", ressaltou a superintendente.

Mobilização nos municípios
Em Patos de Minas, município sede da microrregião de Saúde Patos de Minas, as ações contaram com a participação de 40 profissionais de saúde. As atividades que se concentraram na Semana Municipal da Água, realizada no Parque Municipal do Mocambo, com a participação dos alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Além de conscientizar sobre a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos, foram realizadas ações específicas de combate ao Aedes aegypti, incluindo mutirões de limpeza em bairros como Alto da Serra, Bela Vista, Jardim Esperança e Coração Eucarístico, com a parceria do Tiro de Guerra, além de panfletagem no comércio local.

No município de Guarda-Mor, a mobilização se deu com uma série de atividades realizadas em parceria com as autoridades locais e a população. Além de orientações sobre prevenção e combate ao mosquito, houve também um grande mutirão de limpeza, visando eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em espaços públicos e residências. Ações lúdicas foram implementadas para tornar o aprendizado mais acessível e atraente para todas as faixas etárias.

Em João Pinheiro, as atividades foram estendidas à comunidade quilombola de Caatinga, onde foram promovidas ações conjuntas com a campanha de vacinação em andamento. Além das atividades lúdicas, foram oferecidas informações sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito, bem como sobre a importância da imunização.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas, Daniele Cristine Nunes, o município está promovendo uma mobilização em todo seu território para erradicar potenciais focos de reprodução do mosquito. “Estamos realizando uma série de ações nos bairros. Com o apoio da Secretaria de Obras, estamos eliminando possíveis criadouros de perigo e encaminhando esses materiais para destinação adequada", disse.

No verão, as altas temperaturas e o período das chuvas possibilitam condições que favorecem a reprodução do Aedes em locais com água parada. Consequentemente, neste período, aumentam os casos de arboviroses. A prevenção e o combate ao mosquito requerem persistência e esforço coletivo. Leonam Araújo, aluno de medicina veterinária da Unipam, participou da ação no parque do Mocambo em Patos de Minas. "A parceria entre o Unipam e o Serviço Municipal de Combate à Dengue é fundamental para disseminar informações cruciais sobre as doenças”, disse o estudante. Segundo ele, essa colaboração visa esclarecer aspectos como sintomas, medidas de prevenção e ações a serem tomadas. “Destacamos a importância de evitar água parada e reforçamos o papel dessas informações como ferramenta de conscientização da população", disse Leonam.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Cenário e esforço conjunto contra o Aedes
Os municípios da região da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas enfrentam um desafio crescente no combate às arboviroses, conforme revelam os últimos dados epidemiológicos (verificados em 19/3). Com um total alarmante de 10.232 casos confirmados de dengue e 18 casos de chikungunya, a região enfrenta uma batalha contra a proliferação dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Há o registro de 6 óbitos confirmados devido à dengue, enquanto outros 29 óbitos estão sob investigação para determinar sua relação com as arboviroses. Esses números destacam a urgência de medidas preventivas e de combate, bem como a importância da conscientização da população sobre a necessidade de eliminar criadouros do mosquito transmissor.

Por Pedro Lucas