Como tornar real o SUS ideal? Na busca por alcançar esse objetivo, gestores e servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pactuaram, nesta segunda-feira (18/3), as entregas estratégicas do órgão para 2024.

Crédito: Fábio Marchetto

Em evento realizado no auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais, foi apresentado o portfólio estratégico com os projetos e ações de cada subsecretaria e assessorias a serem desenvolvidos ao longo do ano.

A secretária de Estado Adjunta, Poliana Cardoso Lopes, destacou a importância da pactuação para o trabalho a ser realizado. “Hoje, estamos colocando aqui o nosso sonho e o trabalho que será desenvolvido para que ele se torne realidade. Temos muitas entregas significativas que vão impactar a saúde em todo o estado”, refletiu.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou o amadurecimento do processo e objetivos. “Estou certo de que nós, os subsecretários e os líderes de projeto estamos mais maduros em relação ao último ano, sobre o que queremos e como alcançar as metas, então teremos resultados ainda melhores”, salientou.

Lilia Dantas, Assessora Estratégica da SES-MG, apresentou modelo de governança estratégica que sustenta todo o processo e a avaliação das ações realizadas durante o ano de 2023. “Tivemos uma série de ensaios de quais eram as nossas questões e aí seguimos por um processo de dois meses de cursos e workshops, com uma coleta muito rica de impressões e opiniões. Foram mais de 306 participantes no total dessas etapas conseguirmos chegar nesse resultado que hoje apresentamos”, detalhou.

Pela Subsecretaria de Redes de Atenção à Saúde, a subsecretária Camila Castro destacou o monitoramento do câncer bucal, a implantação da rede oftalmológica, a implantação das Linhas de Cuidado de Média Complexidade e o monitoramento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Do portfólio da Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde, a subsecretária Juliana Ávila apresentou a migração de pacientes judicializados para a via administrativa, a qualificação da distribuição de medicamentos, o Transporta SUS, o termômetro de judicialização e a consolidação dos dados relativos à lista para acesso à assistência ambulatorial.

O subsecretário de Regionalização, Darlan Pereira, falou sobre a qualificação das Comissões Macrorregionais, o escritório de Projetos Setorial, o monitoramento do pagamento das políticas, o Programa de Compliance – Consórcios de Saúde e o mapeamento de indicadores, entre outros.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, apresentou como destaques a inauguração da Biofábrica Wolbachia, as ações para o enfrentamento das arboviroses, a participação no Plano Estadual de Ação Climática, o Programa VigiMinas e a atuação junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Pela Subsecretaria de Gestão e Finanças, o subsecretário Leonardo Petrus destacou o Plano de Investimento das Regionais, a redução do passivo de prestação de contas, a gestão do piso da enfermagem, o monitoramento de obras e o Plano de Ação de Melhorias.

A chefe de Gabinete, Marina Cury, apresentou o Plano de Integridade, a implantação da gestão de riscos, a sistematização de entregas, a Fábrica de Software e o Termo de Cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre outros.

Além dos portfólios, também foram apresentados, pelos respectivos gerentes, alguns projetos e iniciativas em andamento no tocante ao atendimento de ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e no âmbito da própria SES-MG.

No âmbito SUS, foram apresentados a Atenção Primária para Todos, o SUS em Redes, o Projeto Aurora, o Regionaliza SUS, o Vacina Mais Minas, o Saúde Digital, o SimpliVisa, o Farmácia Aqui Pertim, a Regulação 4.0, o SUS Escolha, o Opera Mais, o projeto sobre Hospitais de Pequeno Porte e as Linhas de Resposta Rápida.

No âmbito específico da SES-MG, tiveram destaque os projetos de Logística e Gestão de Insumos, pela Superintendência de Inovação em Logística e Contratações, o A-B-SES Dados pela Assessoria de Tecnologia de Informação, o Saúde na Mídia pela Assessoria de Comunicação Social, o Inteligência do Gasto, pela Superintendência de Planejamento e Finanças, e o Regionaliza SES, pela Subsecretaria de Regionalização.

No evento, os subsecretários da SES-MG e a chefia de gabinete assinaram documento com os termos de aceite dos projetos apresentados e com os compromissos a serem assumidos no processo de realização das entregas pactuadas.

“É um momento de compromisso, mas é um momento simbólico também, que representa essa clareza sobre onde queremos chegar e quais são os produtos que queremos entregar. Essa é uma forma de comunicar bem qual é essa nossa visão de futuro”, resumiu Lília Dantas.

Por Eduardo Wanderley