Duas cidades atendidas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizaram, nesta quarta-feira, 8/5, a mobilização social no Dia de D Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE). As ações realizadas nas instituições de ensino de Ipaba e Coronel Fabriciano contaram com palestras sobre a saúde bucal, métodos de escovação, aplicação de flúor e escovação supervisionada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças bucais afetam metade da população mundial, sendo a cárie a condição mais comum.

Pollyana Miranda Oliveira, coordenadora de Saúde Bucal de Coronel Fabriciano, salienta que o Programa Saúde na Escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde bucal entre as crianças. “A ação realizada no Dia D da Saúde Bucal com a escovação supervisionada, palestra e orientação certamente teve um impacto positivo, fortalecendo a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal desde cedo”, disse.

A coordenadora também destacou a importância da parceria entre o PSE e a odontologia para as ações serem realizadas. Segundo a coordenadora, a união tem efeitos positivos no maior número de crianças e adolescentes. “Essa colaboração demonstra o compromisso com a saúde preventiva e a educação em saúde, resultando em impactos positivos significativos para a comunidade”, completou.

Em Ipaba, as ações do dia D foram realizadas na Escola Municipal Criança Feliz e também na Escola Municipal Padre João Geraldo Rodrigues. Segundo a diretora do Departamento de Saúde Bucal da cidade, Alice Ferreira Barbosa, o objetivo é promover saúde através da educação e de práticas, ampliando as ações de saúde bucal no ambiente escolar. “Continuaremos, ao longo do ano, promovendo tais ações e proporcionando material a todos os alunos da rede municipal de educação”.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Foto: Divulgação Prefeituras Municipais