Água e Alimentos | Limpeza e Desinfecção | Enchentes e Alagamentos | Animais Peçonhentos | Doenças

chuva_capa.jpg

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alerta a população para os cuidados necessários à proteção da saúde e vida das pessoas durante o período chuvoso, quando ocorrem chuvas intensas e/ou prolongadas, enchentes e enxurradas, deslizamento, alagamento, granizo, vendaval, descarga atmosférica, dentre outros eventos adversos.

Na ocorrência das chuvas, aumentam ainda os riscos de aparecimento de doenças como: leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos.

» Para saber informações sobre a previsão do tempo da sua cidade, clique aqui.

» Acesse: Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil

A Coordenação de Vigilância das Populações Expostas a Contaminantes e Desastres Naturais e Tecnológicos, situada dentro Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), é responsável por estabelecer a interlocução junto às áreas da SES/MG na gestão do risco de possíveis desastres, sejam eles naturais ou tecnológicos, no que se refere às etapas de planejamento, prevenção, mitigação e resposta visando a melhoria da qualidade dos serviços, promoção da eficiência e a garantia da realização de um trabalho inovador que proporcione a resolução de problemas complexos, ampliação do conhecimento, otimização de recursos e maior integralidade na tomada de decisões.  

No Período Chuvoso 2023-2024, é de extrema importância a preparação dos serviços de saúde do Estado para organização das ações e as atividades a serem devolvidas no território, garantindo uma articulação entre os municípios e o Estado de maneira eficiente. 

Horário de funcionamento: 9h-17h
Email: se.gva@saude.mg.gov.br 
Telefones: (31) 3916-0401 e (31) 3916-0402 

  • Contato do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS Minas):  

E-mail para notificação de surtos e emergências em saúde pública: notifica.se@saude.mg.gov.br   
Telefones: (31) 3916-0442/ 3916-0777/ 3916-0340
Celular do Plantão (24h): (31) 99744-6983  

Os cuidados gerais com a água e os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal e do ambiente - bem como o destino das fezes e do lixo, também devem ser redobrados neste período chuvoso, sobretudo em casos de enchentes e alagamentos, especialmente para quem utiliza água de reservatórios e poços artesianos. Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças.

A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira:

chuva infografico 1

» Saiba mais: Orientações para tratamento caseiro da água

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

Os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados em latas ou recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipulá-los.

Alimentos in natura (legumes, verduras, frutas, carnes, ovos, grãos, cereais, etc.) que tiveram contato com as águas de enchente devem ser inutilizados, pois sofrem transformações quando em contato com elas e se contaminam facilmente. No caso de alimentos enlatados, esses também devem ser descartados quando as latas estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas.

MÓVEIS E RESIDÊNCIA

Se a enchente inundar as residências, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas, após as águas baixarem. Evite o contato da pele com água e lama de enchentes. Para isso, use sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas. Quando o contato da água for inevitável, a única forma de reduzir os riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Com a ocorrência de algum sintoma da enfermidade, procure uma unidade de saúde e relate ao profissional o contato com águas de enchente ou lama.

» Cartilha | Como agir em caso de enchente

#FiqueLigado: a lama residual das enchentes tem alto poder infectante e, nestas ocasiões, fica aderida aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirá-la – protegido com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos – com água e sabão, desinfetando a seguir com a solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na seguinte proporção:

chuva infografico 2

#FicaADica: utilize esta solução para desinfecção de pisos, paredes e outras superfícies, deixando secar em seguida.

CAIXA D'ÁGUA

A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada, seguindo as seguintes instruções para limpeza e desinfecção:


#FiqueLigado: Em caso de emergência e contate a Polícia Militar (Disque 190), o Corpo de Bombeiros (Disque 193) e a Defesa Civil do seu município. 

Em área de risco tenha sempre, de fácil acesso, os documentos pessoais e receitas médicas utilizadas. Se for necessário buscar abrigo seguro, isso irá possibilitar a identificação e o atendimento pessoal e da família.

Embora possa acontecer durante todo o ano, é com a chegada do período de calor e chuvas que aumenta a probabilidade para a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Durante essa época, animais como escorpião, cobras e aranhas procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

#FiqueLigado: em caso de ocorrência de acidentes, mantenha a calma, evite movimentos desnecessários, e mantenha o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo. Procure, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo.

Aos profissionais de saúde: para esclarecimento sobre os tipos de acidentes, sinais e sintomas, bem como sobre o uso dos soros disponíveis para cada um, consultem o Guia de Vigilância em Saúde 6ª edição 2023 e a Nota Informativa nº 25/2016 a qual aborda os tratamentos de acidentes com jararaca e escorpião. 

Embora possa acontecer durante todo o ano, a temporada de chuvas traz à população doenças transmitidas pela presença de agentes infecciosos nas águas. Patologias como leptospirose, diarreias e até hepatite A aumentam nesta época do ano e a população precisa estar atenta a sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, que podem representar ameaças à saúde, mesmo depois de dias do contato com a água.

Informe-se e previna-se!