Água e Alimentos | Limpeza e Desinfecção | Enchentes e Alagamentos | Animais Peçonhentos | Doenças

chuva home

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alerta a população para os cuidados necessários à proteção da saúde e vida das pessoas durante o período chuvoso, quando ocorrem chuvas intensas e/ou prolongadas, enchentes e enxurradas, deslizamento, alagamento, granizo, vendaval, descarga atmosférica, dentre outros eventos adversos.

Na ocorrência das chuvas, aumentam ainda os riscos de aparecimento de doenças como: leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos.

» Para saber informações sobre a previsão do tempo da sua cidade, clique aqui.

» Abaixo, faça o download de três cartilhas que podem ajudar a população e profissionais de saúde:

- Cartilha sobre como agir em caso de enchente
- Cartilha sobre como procurar abrigo em caso de enchente
- Orientações para gestores que estão em situação de inundação na sua localidade

» Confira três vídeos com orientações do Corpo de Bombeiros sobre enchentes, desmoronamentos e raios:

Veja também no "Blog da Saúde MG":
- SERVAS e Cruz Vermelha recebem doações para cidades atingidas pela chuva

Novo chuva titulo1 1

Os cuidados gerais com a água e os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal e do ambiente - bem como o destino das fezes e do lixo, também devem ser redobrados neste período chuvoso, sobretudo em casos de enchentes e alagamentos, especialmente para quem utiliza água de reservatórios e poços artesianos. Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças.

A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira:

chuva infografico 1

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

Os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados em latas ou recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipulá-los.

Alimentos in natura (legumes, verduras, frutas, carnes, ovos, grãos, cereais, etc.) que tiveram contato com as águas de enchente devem ser inutilizados, pois sofrem transformações quando em contato com elas e se contaminam facilmente. No caso de alimentos enlatados, esses também devem ser descartados quando as latas estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas.

Novo chuva titulo1 2

MÓVEIS E RESIDÊNCIA

Se a enchente inundar as residências, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas, após as águas baixarem. Evite o contato da pele com água e lama de enchentes. Para isso, use sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas. Quando o contato da água for inevitável, a única forma de reduzir os riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Com a ocorrência de algum sintoma da enfermidade, procure uma unidade de saúde e relate ao profissional o contato com águas de enchente ou lama.

#FiqueLigado: a lama residual das enchentes tem alto poder infectante e, nestas ocasiões, fica aderida aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirá-la – protegido com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos – com água e sabão, desinfetando a seguir com a solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na seguinte proporção:

chuva infografico 2

#FicaADica: utilize esta solução para desinfecção de pisos, paredes e outras superfícies, deixando secar em seguida.

CAIXA D'ÁGUA

A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada, seguindo as seguintes instruções para limpeza e desinfecção:

chuva post1

Novo chuva titulo1 3

chuva post2

#FiqueLigado: Em caso de emergência e contate a Polícia Militar(Disque 190), o Corpo de Bombeiros(Disque 193) e a Defesa Civil do seu município. 

Em área de risco tenha sempre, de fácil acesso, os documentos pessoais e receitas médicas utilizadas. Se for necessário buscar abrigo seguro, isso irá possibilitar a identificação e o atendimento pessoal e da família.

Novo chuva titulo1 4

Embora possa acontecer durante todo o ano, é com a chegada do período de calor e chuvas que aumenta a probabilidade para a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Durante essa época, animais como escorpião, cobras e aranhas procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

chuva post3

#FiqueLigado: em caso de ocorrência de acidentes, mantenha a calma, evite movimentos desnecessários, e mantenha o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo. Procure, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo.

Novo chuva titulo1 5

Embora possa acontecer durante todo o ano, a temporada de chuvas traz à população doenças transmitidas pela presença de agentes infecciosos nas águas. Patologias como leptospirose, diarreias e até hepatite A aumentam nesta época do ano e a população precisa estar atenta a sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, que podem representar ameaças à saúde, mesmo depois de dias do contato com a água.

Informe-se e previna-se!

Novo chuva titulo1 6