O hotsite Vida Saudável tem como objetivo contribuir e estimular a adoção de práticas sociais e de saúde pela população, voltadas para a promoção da saúde, visando um sentimento de bem-estar na busca por modos de viver mais saudáveis e por mais qualidade de vida.

» Atualize-se em Promoção da Saúde; clique aqui

» Acesse o Blog da Saúde MG e confira os posts sobre Promoção da Saúde

A Promoção da Saúde está relacionada a estratégias sistematizadas, na rotina da Atenção Primária à Saúde, que proporcionam às pessoas formas para melhorar sua qualidade de vida. Em função disso, a Promoção da Saúde se atenta para a promoção de uma alimentação adequada, saudável e sustentável, de práticas corporais e atividades físicas; no controle do álcool, tabaco e outras drogas, dentre outros.

Criada em abril de 2016, a Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS) - Resolução SES/MG nº 5250/16, é resultado de um movimento de apropriação e ativação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) através de diversos atores municipais e estaduais, além de instituições de ensino parceiras, com objetivo de fortalecer e acrescer à PNPS as especificidades do Estado de Minas Gerais. (texto que já está no site)

Com o intuito de contribuir para um melhor entendimento do campo da promoção da saúde e de sua implementação nos municípios do estado, a Diretoria de Promoção à Saúde (DPS/SES-MG), visando a sustentabilidade da Política, procedeu a revisão dos indicadores de acompanhamento propostos na Resolução SES/MG nº 5250/16. Com isso, foi publicada a Resolução SES/MG Nº 7.610, de 21 de julho de 2021, atualizando as normas gerais de adesão, execução, acompanhamento e avaliação do incentivo financeiro de cofinanciamento da POEPS. 

Atualmente, 100% dos municípios mineiros estão aderidos à POEPS. Esses municípios são incentivados a desenvolverem as ações de promoção da saúde para o cumprimento de metas definidas nos indicadores propostos e fazem jus ao recebimento de incentivo financeiro de custeio proporcional ao cumprimento das metas."

Acesse aqui o Livreto da POEPS.

A Comunidade de Conhecimentos e Práticas em Promoção à Saúde de Minas Gerais é um acervo virtual de relatos de experiências e conhecimentos sobre promoção à saúde, em consonância com os valores, princípios e estratégias da Política Estadual de Promoção da Saúde. O objetivo é dar visibilidade às ações que acontecem no Estado, auxiliar os profissionais de saúde no fazer da Promoção à Saúde e estimular uma reflexão sobre essas. Parte dessas experiências, apresentações e materiais técnicos serão selecionados para publicação e exposição nos canais de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os municípios que promoverem tais ações devem realizar o registro da experiência em formulário eletrônico, anexando fotos da ação e/ou vídeos. As experiências que estiverem em consonância com os valores, princípios e estratégias da Política Estadual de Promoção da Saúde serão posteriormente publicitadas. O Termo de Autorização para Uso de Imagem em publicação também deve ser anexado. Ressaltamos que para a publicação das imagens é necessário que o município possua o Termo de Autorização para Uso de Imagem – Município, dos participantes da ação.

Material de apoio:

Relatório Pesquisa Nacional de Saúde - 2019, Dados de Minas Gerais, Atividade Física

Materiais de apoio para registro das ações:

Para saber mais sobre e-SUS APS, acesse: https://aps.saude.gov.br/ape/esus.
Para saber mais sobre o sistema e-Gestor, acesse: https://egestorab.saude.gov.br

Materiais de apoio para registro das ações e o monitoramento das ações:

Manual e-SUS AB MG - Versão Atualizada 1.2
Orientações registro das ações de Promoção da Saúde e Tabagismo no e-SUS COVID 19.pdf

Outros materiais de apoio:

Protocolo de uso do Guia Alimentar na Orientação para População Adulta

Protocolo de uso do Guia Alimentar na Orientação para População Idosa