A obesidade é uma doença multifatorial, de prevalência crescente que vem adquirindo proporções alarmantes e epidêmicas, sendo considerado, atualmente um dos principais problemas de saúde pública.

É fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, doenças hepáticas e diversos tipos de câncer (como colorretal e mama), problemas renais, asma, agravamento da COVID-19 e artropatias. Além disso, impacta de forma significativa na qualidade de vida e na realização das atividades diárias das pessoas com sobrepeso e obesidade, e aumenta os gastos diretos e indiretos em saúde.

Em Minas Gerais, nos últimos 13 anos, verificou-se que a obesidade cresceu 77% de 2010 a 2024 e, o excesso de peso teve um aumento de 45% no mesmo período, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Em 2024, no Brasil, 68% dos adultos avaliados nas unidades de atenção primária à saúde estavam com excesso de peso, destes, 34% apresentavam obesidade. Os dados de Minas Gerais, segundo dados do SISVAN são próximos a realidade brasileira, em 2023, 67% dos adultos mineiros estavam com excesso de peso e 32%, com obesidade (SISVAN, 2025).

Por ser um agravo de natureza heterogenia, o manejo da obesidade é extremamente complexo e o cuidado da pessoa com obesidade é um grande desafio para os profissionais, nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Com o objetivo de apoiar as equipes de saúde ante aos desafios no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, essa linha de cuidado foi desenvolvida para organizar e qualificar as ações para a promoção da atenção integral às pessoas com sobrepeso e obesidade e propor o cuidado compartilhado na RAS. Assim, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tendo como objetivo promover atenção integral e qualificada propõe a implantação desta linha de cuidado, publicada por meio da Resolução nº 10.052, de 4 de abril de 2025, que divulga a Nota Técnica nº 10/SES/SUBRAS-SAPS-DPSPE/2025, para nortear a organização das ações e dos serviços de saúde direcionados ao cuidado das pessoas com sobrepeso e obesidade.

Acesse aqui o material completo referente à esta Linha de Cuidado.

Rolar para cima