Saúde apresenta Visa Digital municípios durante reunião da CIB

Gestores estaduais e municipais debateram estratégias de saúde digital, vigilância e ampliação do acesso à assistência em Minas Gerais 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram, nesta quarta-feira (20/5), a 329ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais (CIB-SUS/MG), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro foi coordenado pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e pelo presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias. 

Durante a reunião, gestores estaduais e municipais discutiram pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde em Minas Gerais, com destaque para iniciativas de saúde digital, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ampliação do acesso a exames e organização das redes de atenção. 

Entre os temas apresentados estiveram o Projeto SES Legis, o cronograma de implementação do sistema VISA Digital Municípios, a Farmácia Digital, o projeto “Onde tem Vacina”, a Política VigiDrones, além da regulamentação do acesso ao teste genético BRCA1 e BRCA2 para pessoas com alto risco para câncer de mama e ovário hereditários. 

O secretário Fábio Baccheretti destacou a importância da pactuação entre Estado e municípios para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. “Essa é uma diretriz, com o compromisso conjunto entre Estado e municípios para tornar o SUS mineiro cada vez mais moderno, eficiente e próximo da população. Estamos avançando em estratégias inovadoras, especialmente na saúde digital”, afirmou. 

VISA Digital 

O projeto que institui o VISA Digital Municípios teve seu cronograma de implementação apresentado durante a reunião. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a iniciativa representa um avanço importante para modernizar e ampliar a capacidade de atuação da Vigilância Sanitária em todo o estado.

“O Visa Digital Municípios marca uma nova etapa para a Vigilância Sanitária mineira. Com a digitalização dos processos, os municípios passam a ter mais agilidade, padronização e eficiência nas ações regulatórias e de fiscalização. A ferramenta também facilita a vida do cidadão e dos empreendedores que precisam acessar os serviços da vigilância sanitária”, destacou Prosdocimi.

O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias, ressaltou o impacto positivo da ferramenta para as cidades de pequeno porte. “O VISA Digital representa um avanço importante para os municípios menores, que muitas vezes não possuem a mesma estrutura técnica disponível nas grandes cidades, ou seja, a iniciativa vai facilitar os processos da Vigilância Sanitária e ampliar a capacidade de atuação das equipes locais”, avaliou. 

Outros destaques

A reunião também tratou da implementação da solicitação digital de medicamentos por meio da Farmácia Digital, da linha de cuidado da pessoa com lesão medular, do cofinanciamento de ações de promoção da saúde (POEPS), da atualização do Especializa Minas e do custeio de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). 

Na área da vigilância em saúde, foram debatidos o cenário epidemiológico dos vírus respiratórios em Minas Gerais e estratégias relacionadas à vacinação, incluindo medidas que facultam aos municípios a ampliação da vacinação contra influenza e dengue. 

Outro destaque da reunião foi a pactuação de diretrizes para o desenvolvimento da Saúde Digital no Estado, além de ações voltadas à ampliação do acesso à assistência especializada e ao fortalecimento da regionalização do SUS mineiro.

Rolar para cima