Servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni participaram nessa terça-feira (24/11) da oficina de expansão do projeto Saúde em Rede ministrada pela equipe técnica do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Escola de Saúde Pública do estado (ESP-MG). Das 19 microrregiões de saúde selecionadas para essa primeira etapa de expansão do projeto, cinco são da área de abrangência da SRS/Teófilo Otoni: Padre Paraíso, Itambacuri, Nanuque, Teófilo Otoni/ Malacacheta e Águas Formosas.
Durante o evento, a equipe da SES-MG apresentou os critérios que foram utilizados na seleção das microrregiões que serão contempladas nessa primeira etapa de expansão do projeto e ressaltou ainda que o principal objetivo é implantá-lo em todo o estado de Minas Gerais. Posteriormente, dividiu a equipe em seis grupos para debaterem a respeito do papel das Unidades Regionais de Saúde (URS) na expansão desse projeto nos municípios, com o objetivo de captar melhor as percepções de cada um sobre o tema.
Para a referência técnica do Centro Estadual de Assistência Especializada (CEAE) e Saúde Materno-infantil da SRS/Teófilo Otoni, Ana Luísa Pinheiro, o Saúde em Rede veio fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), através da efetivação dos vínculos de processo de saúde em sua integralidade. “Temos em nosso território um CEAE de abrangência regional que já desenvolve ações integradas com a APS”, pontuou.
Sobre o projeto
O Saúde em Rede propõe a implementação de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) para ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de analisarem os processos de trabalho e reorganizá-los em busca do atendimento às necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto contemplará 85 microrregiões de saúde no Estado, envolvendo 824 municípios. A implementação se dará em três etapas, sendo que a primeira contemplará 19 microrregiões, a segunda abrangerá 33 e a terceira, também, 33.
Autor: Déborah Ramos Goecking