Regional de Saúde de Pirapora promove capacitação para atualização de informações relacionadas ao COVID-19

Crédito: Regional de Saúde de Pirapora

A Regional de Saúde de Pirapora promoveu, nesta quarta-feira, 18/03, um treinamento para alinhar ações de enfrentamento ao coronavírus – COVID-19 – na microrregião. O encontro ocorreu na sede da regional e contou com a presença dos secretários municipais de saúde, coordenadores da vigilância em saúde municipal, coordenadores da atenção primária municipal, um representante da Assistência Hospitalar de Várzea da Palma, Buritizeiro e  Pirapora.

A reunião visou o repasse de informações pela Regional de Saúde aos municípios, tendo como referência os documentos oficiais do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Foi apresentado o atual cenário epidemiológico, conceitos em relação ao COVID-19, o papel da APS e o manejo clínico dos casos, o papel dos hospitais, o fluxo laboratorial e envio de amostras, bem como informações acerca de medicamentos e insumos farmacêuticos. Ainda, os municípios também foram orientados sobre a elaboração do Plano de Contigência Covid-19.

A gerente Regional de Saúde de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano Souza, esclareceu a importância da construção do Plano de Contingência municipal e regional, para que os municípios estejam preparados para atuar frente as mudanças no cenário epidemiológico do coronavírus. Adriana chamou a atenção para a necessidade de replicar as informações repassadas neste encontro aos demais técnicos municipais, uma vez que como medida protetiva, em atendimento as orientaçoes do Governo Estadual, não foi possível convidar todos os interessados.

Nesta senda, o repasse de informações da Regional de Saúde também vem ocorrendo de forma fracionada. Assim, no dia 16/03, a Regional de Saúde realizou reunião técnica com os representantes municipais de Pirapora (Secretaria Municipal de Saúde, Referências Técnicas da Vigilância e Atenção Primária, equipe da Fundação Hospitalar, Laboratório, Conselho de Saúde e Comunicação Social) para divulgação das principais atualizações frente ao enfrentamento do coronavírus. A regional também promoveu capacitação no dia 17/03 para a equipe do Hospital Unimed, instituição particular situada no Município.

A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde, Patrícia Lima Magalhães, destacou que a Atenção Primária à  Saúde/Estratégia Saúde da Família (APS/ESF), enquanto porta de entrada do SUS, tem papel fundamental na resposta de surtos, epidemias e pandemias. “Durante surtos e epidemias, a APS/ESF possui um importante papel na resposta global à doença em questão, já que possui potencial resolutivo e de coordenação do cuidado em todos os níveis de atenção à saúde (atender casos leves, identificar casos graves e manejá-los aos serviços especializados)”, disse ainda que a APS precisa estar estruturada para ser a porta de entrada resolutiva, com o fim de reduzir a procura das pessoas aos hospitais”, concluiu.

A referência técnica em Influenza e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG na Regional, Joicimara Francyne Rodrigues Lima, explicou que atualmente a microrregião de Pirapora se encontra na fase de contenção, portanto, com foco nas medidas para evitar a dispersão do vírus. A referência apresentou a situação epidemiológica do país, do Estado de Minas Gerais e da Microregião de Pirapora, bem como falou sobre o fluxo laboratorial para coleta e envio de amostras. Esclareceu ainda que “de modo geral, a principal forma de transmissão do coronavírus é por meio do contato próximo pessoa a pessoa, a partir de secreções respiratórias de uma pessoa infectada, como também pela tosse”, finalizou Joicimara.

O Presidente do COSEMS Regional, Ronaldo Soares Campelo, por sua vez, destacou que o alinhamento microrregional é importante para que todos os municípios da micro tomem medidas preventivas e ajam da mesma maneira com o fim de conter o coronarívus. Disse ainda que é o momento de tomar atitudes eficazes, como a construção do Plano de Contingência Regional, evitar aglomerações de pessoas e determinar o cancelamento de eventos sociais na região.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Autor: Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima