A superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, deu um importante passo no fortalecimento da saúde pública regional. Foi inaugurado, na quarta, 20/5, em Pouso Alegre, o Serviço de Atenção Especializada (SAE). O serviço foi implementado pelo Governo de Minas, por meio Resolução SES/MG n° 7.302, de 18 de novembro de 2020, e recebeu investimento estadual de R$600 mil.
Para a superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Ferreira, o objetivo é o fortalecimento da saúde pública no município e na Macrorregião Extremo Sul. “O SUS-MG expande sua atuação, aprimora a assistência e a aproxima da população. A população se beneficiará com a agilidade no processo de tratamento e na dispensação de imunobiológicos especiais, conforme a necessidade”, ressaltou.
O novo SAE Ampliado atenderá os 53 municípios da macrorregião de Saúde Extremo Sul, oferecendo assistência especializada, suporte técnico às equipes de saúde e maior integração entre os serviços da região. O serviço atuará no acompanhamento de pacientes com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais, tuberculose, hanseníase, leishmanioses, e esporotricose.
Além do atendimento à população, o projeto fortalece a capacitação das equipes de saúde e amplia a integração entre atenção básica, assistência especializada e vigilância em saúde. Outro avanço importante é a implantação do CRIE — Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, ampliando o acesso regional aos imunobiológicos especiais.
A coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Pouso Alegre, Thatiana Guerra, explicou que o SAE foi ampliado a partir de 2020, por meio de diversas ações e portarias, e o município foi selecionado para atuar como referência da Macro Extremo Sul, como cidade pólo da micro e macrorregião.
“Essa designação representa um avanço significativo para nós. A expectativa é aumentar o quadro de colaboradores e expandir o número de atendimentos, promovendo a humanização e um fluxo de trabalho mais adequado, o que resultará em maior qualidade no atendimento”, disse a coordenadora.
Segundo Thatiana, atualmente, a equipe é composta por 17 profissionais. Dentre eles, estão dois psicólogos, um fisioterapeuta, cinco enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e dois farmacêuticos, que atuam na área de bioquímica e em breve, um assistente social.
Texto: Otávio Coutinho
Foto: Otávio Coutinho
