Municípios da SRS Uberaba participam do Dia D de vacinação contra influenza

Com 100% de adesão ao Dia D de Vacinação contra a influenza, os 27 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba mobilizaram a população para se vacinar contra a gripe, aproveitando também, para atualizar seus cartões de vacinas, no sábado (10/05). A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, que tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no estado.

Assim como nos demais municípios, Uberaba manteve todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Matriciais funcionando das 8h às 16h, visando vacinar o maior número de pessoas possível e reduzir complicações e óbitos por gripe, principalmente nos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. 

De acordo com Priscilla Amaral, responsável técnica pela Central de Vacinas do município de Uberaba, “é extremamente importante, neste momento, que as pessoas se conscientizem da importância da imunização contra a gripe. Temos municípios mineiros que já decretaram situação de emergência, com falta de leitos, e enfrentando uma situação difícil em decorrência de doenças que são preveníveis com a vacina trivalente contra gripe, oferecida pelo SUS”, disse.

Equipe da Central de Vacinas de Uberaba no último Dia D de Vacinação (10/05) 

A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, aproveitou a visita à Central de Vacinas, no sábado, para se vacinar e dar o exemplo de cuidado com a saúde. Segundo ela, “a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vem investindo em várias frentes para garantir recursos para manejo adequado da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como sua prevenção, por meio das vacinas e dos hábitos de higiene e cuidados pessoais”. Até o momento, 84.265 pessoas foram vacinadas contra influenza em todos os municípios da SRS Uberaba.

A vacina da gripe protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, e pode ser aplicada juntamente com outras vacinas. A partir deste ano, a vacina estará incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI) de forma permanente, ficando disponível durante todo o ano, nas unidades de saúde, para os públicos prioritários. 

Para saber mais, acesse: https://www.saude.mg.gov.br/gripe

Por Sara Braga

Fotos: Sara Braga

Rolar para cima