A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte promoveu a 1ª Reunião da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES-SRS-BH), com a participação de representantes de 12 municípios que integram as cinco microrregiões de saúde da área de abrangência da regional.
O encontro contou com apresentações de Leandro Heringer, referência técnica da SRS em Educação em Saúde e Gestão do Trabalho, e de Patrícia Guimaraens, referência em Educação Permanente da Prefeitura de Belo Horizonte.
Durante a reunião, foram discutidos os conceitos e as aplicações da Educação Permanente em Saúde e da Gestão do Trabalho, além da apresentação do Plano Macrocentro pactuado para 2024. “Com as mudanças decorrentes das eleições municipais, é preciso proporcionar nivelamento conceitual e contextual para os municípios”, ressaltou Leandro Heringer.
Patrícia Guimaraens destacou a importância da execução do plano e os recursos envolvidos. “Temos um investimento em torno de R$ 850 mil para realizar as ações pactuadas no plano. Estamos fazendo um diagnóstico para conhecer melhor os contextos e garantir mais assertividade nas ações”, afirmou.

A referência em Educação Permanente e Gestão do Trabalho do município de Itabirito, Lauane Braga, reforçou a importância da valorização dos profissionais da saúde. “Os profissionais precisam ser valorizados para que tenham sentimento de pertencimento no desenvolvimento de suas atividades junto à gestão e à comunidade”, pontuou.
Para Caroline Romani, referência em Educação Permanente de Nova Lima, o evento representa um espaço fundamental para o fortalecimento das políticas públicas. “Esse encontro é uma oportunidade de diálogo e construção coletiva de propostas para a política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A CIES se destaca como um espaço privilegiado para discussão e implementação dessas políticas”, declarou.
Texto e fotos: Alessandra Maximiano