GRS Januária fortalece gestão do acesso eletivo com reuniões microrregionais

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio da Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde, promoveu, nos dias 14, 15 e 16 de abril, o 2º ciclo de reuniões do Comitê Gestor de Acesso Eletivo em nível microrregional.

Os encontros reuniram gestores e técnicos de saúde das microrregiões de Saúde de Manga, Januária, São Francisco e Brasília de Minas, respeitando essa ordem de realização. As reuniões foram conduzidas de forma individualizada por microrregião, possibilitando maior aprofundamento nas realidades locais e nas necessidades específicas de cada território.

A iniciativa integra a estratégia estadual de fortalecimento da governança do acesso eletivo, conforme estabelecido nas Resoluções SES/MG nº 10.832, nº 10.833 e nº 10.836, de dezembro de 2025, que orientam a organização dos fluxos assistenciais, a qualificação da regulação e o monitoramento das filas de espera no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Durante os encontros, foram debatidos temas essenciais para a melhoria do acesso da população aos serviços especializados, com destaque para a organização dos fluxos de encaminhamento, transparência ativa e passiva no processo regulatório, monitoramento de indicadores e definição de critérios claros e objetivos definidos em Protocolos de Priorização que avaliem os riscos e vulnerabilidades.

A coordenadora de acesso da GRS Januária, Giuliana Dias, ressaltou a importância do espaço de diálogo e construção coletiva. “O Comitê Gestor de Acesso Eletivo é um instrumento fundamental para alinhar estratégias entre Estado e municípios. A participação dos membros fortalece a tomada de decisão e contribui para um acesso mais equânime. Tivemos discussões extremamente ricas, que permitiram compreender as dificuldades enfrentadas por cada microrregião e avançar em soluções concretas para o território”, disse a coordenadora.

As reuniões evidenciaram desafios comuns, como a necessidade de ampliação da oferta de consultas e procedimentos especializados, além de questões relacionadas à organização dos fluxos e à qualificação dos processos regulatórios. Ao mesmo tempo, o espaço possibilitou a troca de experiências exitosas entre os municípios, fortalecendo a cooperação regional.

Segundo Ana Nery Mendes Costa, secretária de Saúde do município de Miravânia, o Comitê Gestor de Acesso Eletivo é fundamental para organizar os atendimentos, promover maior justiça no acesso à saúde e reduzir filas, garantindo que cada paciente receba o cuidado adequado, de forma igualitária e no tempo oportuno.

Para Robson Guimarães, coordenador de Regulação do município de Manga, “por meio do Comitê, será possível realizar uma análise mais qualificada das principais dificuldades de acesso enfrentadas pelos municípios na garantia dos serviços de saúde, tanto hospitalares quanto ambulatoriais, além de propor soluções que contribuam para a melhoria do acesso de forma integral a todos os cidadãos”, disse.

As normativas estaduais recentes reforçam o papel dos comitês gestores como instâncias estratégicas para a gestão do acesso, promovendo maior transparência, equidade e eficiência na utilização dos recursos públicos, em consonância com os princípios do SUS, especialmente a regionalização e a integralidade do cuidado.

Com a realização deste segundo ciclo de reuniões, a GRS Januária reafirma seu compromisso com o fortalecimento de um acesso mais organizado, justo e resolutivo para a população das microrregiões de Saúde de sua área de atuação.

Fonte: GRS Januária

Foto: GRS Januária

Rolar para cima