A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, promoveu, entre os dias 11 e 16 de junho, a segunda etapa da capacitação para supervisores de campo da zoonoses que atuam nos municípios sob sua abrangência.
Com atividades realizadas durante quatro dias, o objetivo da iniciativa foi aprimorar as competências técnicas dos profissionais, além de fomentar um trabalho mais estratégico e eficiente no enfrentamento das arboviroses. A qualificação contou com momentos teóricos e práticos voltados à prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a conteúdos relacionados ao uso de tecnologias, bombas costais, aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) e aos procedimentos operacionais padronizados, visando garantir mais eficácia nas ações desenvolvidas em campo.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ituiutaba, Otalino Antonio Rodrigues Filho, a formação tem foco nos aspectos operacionais e de gestão das atividades de controle vetorial. “A parceria é essencial para alcançarmos os objetivos do curso, fortalecendo a atuação dos supervisores no enfrentamento das arboviroses na nossa região”, destacou.
O supervisor de campo do município de Ituiutaba, Rafael Alves de Sousa, participou da capacitação e ressaltou a importância do aprendizado. “Foi excelente. Ampliamos nosso conhecimento. A capacitação é muito importante para o nosso trabalho diário”, afirmou.
Por Gerência Regional de Saúde
Foto: Nilton Gomes