Profissionais da Assistência Farmacêutica dos municípios da microrregião de Saúde de Araxá, participaram, nos dias 20 e 21/08, de uma capacitação promovida pela Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. Realizado na sede da SRS, o encontro teve como foco o aperfeiçoamento e otimização de fluxos de trabalho, a qualificação da gestão e a troca de experiências entre equipes municipais.
A programação contemplou todos os componentes da assistência farmacêutica, sendo eles, o Estratégico, o Especializado e o Básico, com orientações sobre dispensação, agendamento e retirada de medicamentos, transferência e acompanhamento de processos, aplicação de recursos estaduais, medicamentos judiciais, repasses financeiros e indicadores.
Para o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS Uberaba, Guilherme de Paula, a aproximação entre a regional e municípios contribui muito para aprimorar a organização da assistência e o atendimento à população. Segundo ele, “é uma oportunidade de fortalecer a integração entre a CAF Uberaba e a Micro de Araxá, promovendo troca de experiências e alinhamento de processos de trabalho, o que resulta numa assistência mais organizada e eficiente para os usuários do SUS”, destacou.
A programação também abriu espaço para que os municípios compartilhassem experiências e apresentassem caminhos adotados para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica. A coordenadora da Assistência Farmacêutica de Ibiá, Priscila Cristina Correa, apresentou a trajetória do serviço no município desde 2005, mostrando a transformação de um cenário inicialmente com infraestrutura inadequada e não informatizado, até a transição para instalações físicas próprias, implantação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) e gestão qualificada, com acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes.
Segundo Priscila, “a adesão à política de reestruturação estadual, por meio da Rede Farmácia de Minas, foi um marco para a assistência farmacêutica municipal, assim como à Estratégia da Regionalização da Assistência Farmacêutica (ERAF), a participação no Registro de Preços do Estado e a descentralização do Componente Especializado, que também contribuíram para ampliar a capacidade operacional de Ibiá”.
Outro tema abordado foi a aplicação de recursos previstos em resoluções estaduais para complementação da remuneração dos profissionais da assistência farmacêutica, com apresentação da experiência de Araxá. A coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Cristiane Rodrigues, explicou que “o recurso repassado pelo Estado, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, é gerido e destinado aos farmacêuticos e auxiliares administrativos locais. Nós compartilhamos esse passo a passo para orientar outros municípios a serem contemplados também”.
Ainda segundo Cristiane, “para alcançar esse resultado em Araxá, foi fundamental a articulação junto à Procuradoria e à Secretaria de Saúde, destacando o papel estratégico do farmacêutico e a relevância do Componente Especializado no atendimento qualificado à população. Essa mobilização foi decisiva para que a gestão municipal compreendesse a importância de assegurar o custeio da equipe que atua no serviço”, concluiu.
Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado após o encerramento oficial das eleições.
Por: Sara Braga
Foto: Sara Braga
