Secretário de Saúde de Minas Gerais visita Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Fábio Baccheretti em visita à Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei - Foto: Divulgação SES-MG

A histórica São João del-Rei recebeu o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Fábio Baccheretti na última quinta-feira, dia 5 de maio, para uma visita técnica à Santa Casa de Misericórdia do município. O secretário foi acompanhado da chefe de gabinete Mariana Cury. Eles foram recebidos pelo diretor Técnico do hospital, Allyson Dangelo de Carvalho e o diretor administrativo, Adriano Thomaz.

Fundada em 1783, a instituição é referência em atendimento à saúde na região. O secretário visitou o Centro Oncológico, o novo setor de Medicina Nuclear – reformado recentemente, setor de Radioterapia, Clínicas cirúrgica e médica – também reformadas recentemente, além da UTI Neonatal, que é referência no Campo das Vertentes.

“A Santa Casa de Misericórdia de São João tem história. São quase 240 anos de serviços prestados à população, com excelência e dedicação. Os investimentos feitos pelo Governo de Minas fortalecem a instituição e permitem a ampliação dos serviços e melhoria nos atendimentos diversos, sejam de baixa, média ou alta complexidade. Profissionais empenhados, infraestrutura modernizada, e o apoio da Secretaria de Estado de Saúde fazem da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei não só uma referência em atendimento público de saúde, mas também um porto seguro para a população da região que busca atendimento médico gratuito e de qualidade reconhecida”, disse o secretário.

A instituição recebeu pouco mais de R$ 4 milhões por meio do Valora Minas – módulo Rede Hospitalar. Valora Minas é uma Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais que tem foco nos usuários do SUS, cujo objetivo é qualificar, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde.

O secretário visitou também a Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, que abrange 20 municípios, totalizando pouco mais de 250 mil habitantes, onde foi recebido pela gerente regional de saúde, Edwalda Maria Carvalho, e sua equipe.

 

Bambuí recebe visita do secretário de saúde adjunto

Na manhã da última quinta-feira, 5 de maio, o secretário adjunto da SES-MG, André dos Anjos, juntamente com a Comissão de Avaliação dos Filhos Segregados dos Pais com Hanseníase, estiveram na Santa Casa São Francisco de Assis, unidade pertencente à Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para uma visita técnica às instalações.

A visita da Comissão faz parte de um processo de correção histórica em que o Estado Minas Gerais visa indenizar os filhos dos pais portadores da doença que foram separados compulsoriamente no passado. Em março de 2021, Minas Gerais foi o primeiro e único Estado a conceder o pagamento a cinco filhos – no valor de R$ 14 mil reais cada -, como forma de reparar os danos causados aos familiares submetidos à política pública da época. A indenização aos filhos que foram separados dos pais com hanseníase de forma compulsória está prevista na Lei 23137 de 13 de dezembro de 2018.

Mais informações em www.saude.mg.gov.br/indenizacaohanseniase.

Autor: Thiago Bernardo – SES-MG – Com colaboração de Willian Pacheco

Rolar para cima