A Assessoria de Governança Regional (AGR) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou no período de 25 a 29 de abril, visitas instrutivas aos conselhos e secretarias municipais de saúde. A ação teve como objetivo realizar um diagnóstico da atual situação dos conselhos, visando sensibilizar e fortalecer o controle social, além de realizar uma atualização nos contatos das referências municipais.
A referência dos conselhos na AGR de Pedra Azul, Clausi Souza Santos, explicou que a intenção é realizar visitas aos 25 municípios da região, com objetivo de orientar os conselheiros municipais, entre outros assuntos, sobre a análise e aprovação dos instrumentos de gestão no Sistema DigiSUS, além de verificar se o conselheiro está com o perfil ativo no sistema. Atualmente, cerca de 30 instrumentos de gestão do ciclo de planejamento 2018-2021 que foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde estão aguardando o parecer do Conselho Municipal. “O papel do Controle Social dentro da Regional deve ser o de estreitar vínculos com os Conselhos Municipais e de passar para o Conselho Estadual o cenário da Regional a nossa realidade. Por meio dessa visita que estou realizando aos conselhos já foi possível perceber que há uma demanda muito grande para capacitação. E, assim, diante desse trabalho de ouvi-los e identificando as principais demandas, vamos buscar realizar um planejamento para que essas dificuldades possam ser resolvidas”, afirmou.
O Secretário Municipal de Saúde de Jacinto, Ronny Patrick Almeida Santos, reforçou que a presença da GRS no território é importante para que se realize um trabalho de orientação e as ações realizadas possam ser mais efetivas. “A visita foi ótima. Clausi tem muitos anos junto ao Conselho, com muito conhecimento e experiência. Tenho certeza que essa iniciativa irá fortalecer o controle social nos municípios da região”, avaliou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jacinto, Manoel Messias Mendonça, defendeu que seja implantada uma cultura voltada para a educação continuada para que os conselheiros possam atuar de forma mais efetiva. “Para que o Conselho Municipal possa ser mais atuante precisamos capacitar os conselheiros. Infelizmente, alguns ainda não têm certos conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). E para que possamos fortalecer a Saúde de um município, o primeiro passo é que os conselheiros estejam capacitados, para que saibam o que podem reivindicar e o que podem propor de melhorias para o município”, sugeriu.
Roteiro de visitas
Nessa semana foram visitados seis municípios: Divisópolis, Jacinto, Jordânia, Mata Verde, Santa Maria do Salto e Salto da Divisa. A expectativa é de que os demais municípios possam ser visitados nos meses de maio e junho. Posteriormente, a AGR/Pedra Azul realizará uma análise das informações colhidas durante as visitas para propor um plano de ação a ser executado para os próximos meses, baseado nas sugestões, dúvidas e questionamentos apresentados pelos conselheiros e secretários de saúde.
Autor: Allan Gomes Campos