A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promovem na próxima terça-feira, dia 05/04, às 14h, o Webinário “REDESIM e VISA – Simplificação do Licenciamento Sanitário”. A REDESIM é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios e foi criada por meio da Lei Federal nº 11.598/07.
Este será o segundo Webinário, que faz parte do Curso 02 do Percurso Formativo do Fiscal Sanitário, que tem como tema a Fiscalização Sanitária. O curso 02 é composto por três Webinários, sendo este, o segundo da série. O primeiro aconteceu em março deste ano.
>O Webinário será aberto ao público, não sendo necessário inscrição prévia e será emitido certificado.
>A transmissão será feita pelo Canal da ESP-MG no Youtube: youtube.com/
Debatedores
Vão participar do Webinário como palestrantes: Henrique Peixoto Petrocchi da Costa, que é Administrador Público, Especialista em Direito Público e Gestão de Projetos. Atualmente, ele é Diretor de Integração, Negócios e Tecnologia da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Henrique da Costa irá falar sobre o REDESIM e o processo de simplificação do registro das empresas.
O segundo palestrante será Filipe Curzio Laguardia, Biólogo, Mestre em Administração Pública e Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, que vai apresentar sobre o licenciamento sanitário no estado e as ações de simplificação. E complementando as discussões, Walderez Costa Drumond, odontóloga e Coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Santa Luzia, que vai apresentar a experiência do município de Santa Luzia com o licenciamento simplificado. A mediação será feita por Ana Flávia Pereira de Carvalho, Bióloga, Especialista em Gestão em Vigilância Sanitária e atualmente é responsável pela implementação da REDESIM na SES-MG, no âmbito da vigilância sanitária.
Percurso formativo
O projeto Percurso Formativo é fruto de uma parceria entre ESP-MG e SES-MG e tem como objetivo fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina de trabalho. O Percurso é composto de três cursos, sendo que o Curso 01 aconteceu no segundo semestre de 2021 e desde março de 2022 foi iniciado o Curso 02 do Percurso de Formação, com foco na fiscalização sanitária. Essa capacitação é realizada na modalidade de Educação a distância (Ead) e fica disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP. Já as vagas foram ofertadas via SES, para fiscais sanitários de todo o estado.
Autor: Vívian Campos