Comitê Macrorregional Sul Covid-19 realiza última reunião ordinária

Última reunião do Comitê Macrorregional Sul Covid-19 - Foto Ascom SRS Passos

Em atendimento à deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 e à orientação da Subsecretaria de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SubGR/SES-MG), o Comitê Macrorregional Sul Covid-19 realizou, por videoconferência, sua última reunião ordinária na última sexta-feira, dia 11 de março. O comitê só voltará a se reunir mediante convocação de um dos membros.

Constituído pelas unidades regionais de saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, e com representantes de diversos setores da sociedade, o Comitê Macrossul de Enfrentamento à Covid-19 realizou 73 reuniões ordinárias e três reuniões extraordinárias desde sua instalação em abril de 2020. Durante esse período, subsidiado com dados coletados pelas equipes técnicas das regionais de saúde, o comitê contribuiu com a tomada de decisões dos gestores e técnicos no enfrentamento à pandemia da covid-19.

A coordenadora do Comitê Macrossul e superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, Kátia Rita Gonçalves, abriu o último encontro destacando a importância do trabalho do colegiado. “Foram 73 reuniões nesse período, três extraordinárias, tendo como missão identificar, promover e articular as ações desenvolvidas na macrorregião sul, visando à colaboração para o enfrentamento da covid-19. Coube ao Comitê buscar e expressar os melhores argumentos, com embasamento científico e técnico. Sua capilaridade permitiu o intercâmbio de informações em um contexto complexo, no qual as pessoas estão distantes fisicamente, mas compromissadas com um único propósito. Aos parceiros no enfrentamento a Covid-19, deixo a minha gratidão.”

Kátia Gonçalves ainda disse que “o trabalho continua” e mencionou também o compromisso das equipes técnicas das unidades regionais de saúde no combate à pandemia.

A superintendente da SRS Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, também se referiu aos integrantes do comitê citados por Kátia, para agradecê-los e enaltecê-los pela dedicação. “E a gente espera que não precisemos reabrir o grupo, que a pandemia seja totalmente resolvida”, observou.

Na mesma linha, as superintendentes de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, e Varginha, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, fizeram seus comentários finais. “Agradeço aos gestores de saúde também. Foi um trabalho exaustivo, demandas tempestivas, e a gente conseguiu (atendê-las). É um fato favorável à nossa região”, ressaltou Regina Siqueira. “Passamos momentos difíceis, não foram momentos fáceis, mas estamos vencendo”, comentou Adriana Ferreira.

Também para a secretária de Saúde de Guaxupé, Daniela Bettelli Lutf, o Comitê Macrossul cumpriu seus objetivos junto aos gestores. “Esse comitê mostrou um tempo-resposta para as dúvidas, questionamentos, uma capacidade de dar respostas rápidas, de mobilização de todos. Isso aí mostra que a gente tem que fazer isso em todas as pautas que forem necessárias. A gente articular em conjunto é muito mais fácil que fazer tudo sozinho”, defendeu.

O Comitê Macrorregional Sul Covid-19 é formado também por representantes das secretarias municipais de saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-Regional), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Defesa Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.

 

Autor: Ênio Modesto

Rolar para cima